Política

Projeto isenta ICMS de veículos novos para representantes comerciais

Segundo a proposta do Deputado Faisal Karam (PSDB), o veículo deve ter preço de venda ao consumidor de até R$ 90.000,00
Publicado: 29/11/2021 às 17:15 | Alterado: 03/12/2021 às 11:30 | Fonte: Assessoria de Imprensa - Deputado Faisal Karam
Foto: Eduardo Costa / Clic Camaquã
Foto: Eduardo Costa / Clic Camaquã

Neste mês de novembro, um novo projeto começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O projeto de lei 425/2021, de autoria do deputado Faisal Karam (PSDB), isenta o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS, para aquisição de veículos automotores para representantes comerciais.

Receba as notícias do Clic pelo WhatsApp <

Segundo o projeto de lei, o veículo deve ter preço de venda ao consumidor, incluindo os tributos incidentes, de até R$ 90.000,00 (noventa mil reais).

O mesmo será destinado à pessoa que exerça há pelo menos 5 (cinco) anos a atividade de representante comercial.

Em sua justificativa, o parlamentar ressalta que a alíquota atual de ICMS para transações de compra e venda de veículos no Rio Grande do Sul é de 18% do preço do automóvel.

Os representantes comerciais dependem do veículo para o exercício da profissão e em outros estados também são beneficiados ao comprar o automóvel sem o imposto.

Inscreva-se no canal do Clic no YouTube <

“O Estado de Goiás, já possui normas que isentam os representantes comerciais do ICMS. E Santa Catarina tem projeto em tramitação na Assembleia Legislativa, neste sentido. É fundamental zerar a alíquota de ICMS para os representantes comerciais gaúchos, a fim de desonerar uma das categorias que mais sofreram impacto da queda do consumo e do aumento dos combustíveis”, diz o deputado Faisal.
deixe seu comentário