Política

Frente Parlamentar em Defesa da Metade Sul será instalada nesta terça

O deputado Marcus Vinícius, ex-prefeito de Sentinela do Sul, assumirá o comando do movimento
Por: Elias Bielaski | Publicado: 13/07/2021 às 11:03 | Alterado: 20/07/2021 às 11:10 | Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
Foto: AL/RS
Foto: AL/RS

Nesta terça-feira (13), será instalada a Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento da Metade Sul para o início dos trabalhos. A cerimônia ocorrerá às 9h no salão Júlio de Castilhos, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

O deputado Marcus Vinícius, natural da região sul, assumirá o comando do movimento.

Quer ganhar um rancho do Krolow? Clique aqui!

A transmissão será feita ao vivo pelo Youtube da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e pelo Facebook do deputado Marcus Vinícius. A cerimômia ocorrerá de forma híbrida, com convidados presenciais e participações de modo virtual.

De acordo o presidente do movimento, houve o entendimento da necessidade de criar esta frente para atualizar o mapeamento das necessidades que integram a região, além de  identificar soluções e dialogar com a sociedade.

“Apesar de todo seu potencial produtivo, a Metade do Sul possui indicadores econômicos e sociais comparados ao do nordeste brasileiro. Porém, não dispõe de uma política permanente para combater o desequilíbrio regional. Entendemos que somente deixará de ser a metade pobre do estado, quando for devidamente priorizada e estimulada a se desenvolver.” afirma.

Quer ganhar uma pizza Frazione? Clique aqui!

Além disso, o deputado aponta que a trajetória de investimentos foi historicamente preterida em comparação com outras partes do Rio Grande do Sul. Segundo o último levantamento feito no Estado, com a ausência de investimento sólidos da iniciativa pública e privada, a região é apontada como a mais defasada entre todas.

Por isso, a iniciativa deve atuar no fomento de oportunidades, estimular debates, e gerar preposições para mitigar as principais carências econômicas e sociais no Estado.

A última vez que o legislativo gaúcho atuou precisamente neste tema foi em 1998, quando o deputado Frederico Antunes (PP) conduziu uma comissão especial com este objetivo.

Atualmente, tramita no Congresso um projeto de autoria do Senador Lasier Martins (Podemos) que busca implantar um Programa Especial de Desenvolvimento da Metade Sul do RS.

Inscreva-se no canal do Clic no YouTube.

A Frente Parlamentar vai direcionar um olhar atento para esta zona e suas dificuldades. A intenção do movimento é percorrer o sul gaúcho para defender os interesses da comunidade e valorizar todo seu potencial, escutando as demandas da indústria, comércio, agropecuária e do meio social.

deixe seu comentário