Obras e Infraestrutura

Região Sul deve ter investimento de R$ 109,6 milhões nas rodovias Estaduais

Após pavimentação do acesso a Sertão Santana, Governo deve investir na pavimentação do acesso para Cerro Grande do Sul
Por: Elias Bielaski | Publicado: 10/06/2021 às 08:56 | Alterado: 15/06/2021 às 09:20 | Fonte: Agência de Notícias do Estado
Foto: DAER / Divulgação
Foto: DAER / Divulgação

Parte de um dos eixos do programa transversal Avançar, o plano de obras do governo do Estado prevê o investimento de R$ 1,3 bilhão em infraestrutura viária em diversas cidades do RS. Os recursos, em totalidade, são do Tesouro do Estado, fruto do processo de ajuste fiscal executado desde o início da gestão, que inclui as mais profundas reformas administrativa e previdenciária entre os Estados e uma cartela de privatizações.

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O investimento de R$ 1,3 bilhão é um dos maiores da história do Rio Grande do Sul na área da mobilidade. No total, o plano inclui a conclusão de 28 acessos municipais e 20 ligações regionais, além da elaboração de 39 projetos executivos, do pagamento de 39 convênios em vigor em diferentes cidades do Estado e da recuperação e conservação de rodovias.

Para organizar o cronograma de investimentos e de execução dos trabalhos, o plano de obras se vale da divisão em nove regiões funcionais do Departamento Autônomo de Rodagem (Daer). A abrangência das regiões está detalhada com base nos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

Na R5, que engloba 22 municípios das regiões Corede Sul, a previsão de investimento é de R$ 109,6 milhões.

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Nesta segunda-feira (7), o governador Eduardo Leite foi apresentado ao projeto executivo de duplicação da ERS-734, no município de Rio Grande. A obra está incluída no plano de obras apresentado nesta quarta (9). 

Além disso, já foi concluída a pavimentação do acesso a Sertão Santana. Os 14,6 quilômetros facilitaram a ligação entre o município e o Porto do Rio Grande. O investimento foi de R$ 12,2 milhões. 

Avançar

O programa transversal Avançar, lançado pelo governador Eduardo Leite nesta quarta-feira (9/6), tem o intuito de acelerar realizações e deixar um legado. O Avançar está baseado em três eixos que projetam estrategicamente um novo ambiente, com mais desenvolvimento e mais qualidade de vida para a população: Avançar no Crescimento, Avançar para as Pessoas e Avançar com Sustentabilidade.

Dois dos primeiros projetos que fazem parte do Avançar foram apresentados nesta quarta (9). Ambos se encaixam no eixo Avançar no Crescimento e tratam do tema mobilidade. Além do plano de obras, já detalhado acima, foi apresentado o projeto de concessão de rodovias, pelo qual a iniciativa privada investirá, nos próximos 30 anos, o valor expressivo de cerca de R$ 10,6 bilhões.

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Confira o detalhamento das intervenções que serão feitas na R5:

Acessos municipais

Um dos acessos municipais previstos para a R5 será concluído ainda em 2021. É o acesso a Cerrito, na ERS-706, de três quilômetros, com investimento de cerca de R$ 3,7 milhões.

O acesso a Pedras Altas será concluído somente depois de 2022. O investimento nos 33 quilômetros vai chegar a R$ 29,9 milhões.

Ligações regionais

Em 2022, o governo do Estado concluirá a duplicação da ERS-734, que dá acesso à travessia urbana de Rio Grande. O investimento nos sete quilômetros será de R$ 50,5 milhões.

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Ficará para depois de 2022 a conclusão da ligação regional de Canguçu. São 10 quilômetros de extensão, com investimento de R$ 4,5 milhões.

Conservação e recuperação

Na R5, serão feitas obras de conservação e recuperação em cinco trechos. O investimento previsto é de cerca de R$ 16,3 milhões, contemplando 231,32 quilômetros de rodovias.

Veja os trechos que serão contemplados:

R5 tabela

Contratos de apoio técnico e projetos

Serão reservados R$ 4 milhões para a elaboração e readequação de projetos executivos para o acesso municipal a Amaral Ferrador, de 37,4 quilômetros, e para as ligações regionais entre Piratini e Cancelão (8,8 quilômetros), na ERS-702, entre Canguçu e o km 10, na ERS-265, e entre o km 10 e Cancelão (33,4 quilômetros), na ERS-265.

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