Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

26 de março de 2025
  • CLIQUE AQUI (1)
  • esporte banner desktop ok

Dra. Lívia Dalpiaz: café e clareamento dental

O consultório da Dra. Lívia Dalpiaz está localizado na Rua Luiza Maraninchi, 923 – sala 02


Por Andrieli Tessmann Publicado 17/02/2025
Ouvir: 00:00
Design sem nome (100)
Foto: Eduardo Costa / Clic Camaquã

Na manhã desta segunda-feira (17), a Dra. Lívia Dalpiaz esteve ao vivo no programa Bom Dia, transmitido através da Clic Rádio, para falar sobre clareamento dental e a relação com o café.

A Dra. Lívia Dalpiaz conta que o claremento dental é recente na odontologia, e que há alguns anos atrás, ainda era recomendado que não fosse consumido alimentos e bebidas com corante enquanto estava fazendo clareamento, pois poderia prejudicar e manchar os dentes.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

A Dra. explica que o corante não possui o poder de manchar os dentes, apenas o cigarro e abrasividade possuem esse poder. Tendo isso em vista, se o paciente tiver o esmalte do dente saudável, usar pasta e escova adequadas, não há problema em consumir alimentos/bebidas com corante.

Lívia afirma que ela já fez clareamento em casa e que duas vezes no ano, quando faz sua profilaxia dentária, também realiza a sessão clareadora. Assim, ela mantém seu sorriso clarinho e pode tomar seu café sem ter problemas com os dentes.

Qual a duração do clareamento? O dente pode ficar sensível?

O clareamento pode durar a vida toda, se o paciente renovar o polimento e o brilho ao menos duas vezes no ano, quando fizer a profilaxia dentária. Lívia ainda explica que uma vez que é feito o clareamento, o dente não volta a cor original, sendo recomendado fazer a renovação apenas para manter a cor.

A Dra. explica que o clareamento pode trazer sensibilidade para o dente, mas que existe uma série de recursos para que isso não aconteça, como por exemplo, a análise de segurança do esmalte, onde o esmalte precisa estar polido e as restaurações não podem estar quebradas ou infiltradas para realizar o clareamento. Além disso, as indicações de pastas e escovas adequadas são muito importantes para processo de sensibilidade.

Quais tipos de clareamento dental existem?

Clareamento caseiro: através da moldagem da boca do paciente, é feita uma placa de silicone, onde é colocada uma gota de gel em cada superficie dentária externa. O clareamento caseiro leva cerca de 40 dias, sendo necessário que seja feito todos os dias, de forma contínua e ininterrupta.

Clareamento de consultório: possui o dobro de concentração do clareamento caseiro, onde o paciente fica em torno de 1h30 realizando a sessão, tendo a consulta com intervalo de 7 dias normalmente.

Lívia destaca que caso o paciente seja fumante, é importante que seja feito o clareamento de consultório, mas que fora isso o resultado dos dois clareamentos é o mesmo, o que muda é a praticidade dentro de cada cotidiano.

É normal o dente amarelar após o clareamento dental?

É normal o dente amarelar, pois conforme o tempo passa, vamos perdendo algumas estruturas e isso reflete na cor do dente. Por isso, uma pessoa que fez o clareamento aos 20 anos, terá os dentes mais claros que outra pessoa que fez aos 40 anos.

O clareamento dental pode enfraquecer os dentes?

A Dra. explica que caso os requisitos não sejam respeitados, o clareamento poderá sim enfraquecer os dentes, pois os produtos utilizados são muito fortes. Por isso é importante que seja respeitado o tempo e a indicação de cada produto.

Siga a Dra. no instagram @liviadalpiaz.dentista e fique por dentro dos assuntos abordados por ela.

O consultório da Dra. Lívia Dalpiaz está localizado na Rua Luiza Maraninchi, 923 – sala 02.

Telefone para contato: (51) 99513-1516.

Assista a participação completa aqui:

  • esporte banner desktop ok
  • CLIQUE AQUI (1)