Dr. Renan Lemos Urologista tira dúvidas no Bom Dia Camaquã desta quarta-feira (17)
30% de seus pacientes são mulheres, o Urologista cuida da saúde urinária do homem e da mulher

Na manhã desta quarta-feira (17), Dr. Renan Lemos Urologista esteve ao vivo no programa Bom Dia Camaquã, conversando com Eduardo Costa
Dr. Renan comenta que 30% de seus pacientes são mulheres, o Urologista cuida da saúde urinária do homem e da mulher, porém comenta que a parte genital da mulher é a Ginecologista e a parte genital do homem é o Urologista.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Mas a parte urinária da mulher é o Urologista que cuida, como pedras nos rins, problemas nos rins, calculos renais, cistos renais, problemas na bexiga, infecções urinárias e tumores belignos e malignos da parte urinária. Dr. Renan comenta que procuram muito os Urulogistas por conta de hemorroidas, o Urologista usa a região do ânus para fazer o exame de toque, porém, não cuida das doenças da região, quem cuida desta parte é o Proctologista, com isso o Dr. Renan acha importante delimitar exatamente o que o Urologista faz. As vezes os pacientes tem duvidas e acabam procurando os Urologistas e eles fazem o primeiro atendimento e passa as orientações de qual médico deve procurar, ou se realmente o atendimento será com eles.
Dr. Renan fala um pouco sobre próstata, de uma forma geral, a próstata é uma glândula pequena, fica entre a bexiga e a urétra, atrás do pubis e na frente do intestino, uma glândula que produz em torno de 60% a 70% do sêmen, ele contribui para a alimentação dos espematozóides, tem uma função muito importante na fertilização. Com o passar do tempo a próstata vai aumentando, é um processo natural, em alguns homens acaba sendo um processo exagerado e além do crescimento externo da glândula, começa um crescimento interno dela para dentro do canal e isso acaba trazendo sintomas urinários mais frequentes, o paciente começa a urinar com mais frequencia, começa ter dor, ardência, dificuldade para começar urinar.
O câncer de próstata não é uma doença que pode ser prevenida mas pode ser rastreada, então investigando e quando diagnosticado cedo, existe uma chance de cura de mais de 90%, então se o paciente esperar ter sintomas para procurar o Urologista, às vezes pe tarde demais quando se refere ao cancêr de próstata, pois, ele só começa a dar sintomas quando avançar para dentro do canal, com isso infelizmente as vezes jpa está muito avançado.
Dr. Renan fala que os pacientes devem procurar o Urulogista aqueles que tem sintomas, independete da idade ou aqueles que não tem sintomas a partir dos 50 anos para começar fazer o rastreio ou se tem os fatores de risco a partir dos 45 anos. Dr. Renan comenta que o exame de próstata não doi, pode ser desconfortável, porém, é um exame rápido em torno de 10 segundos.
Marque sua consulta com o Dr. Renan Lemos, seu consultório fica na Rua Luiza Maraninche, n°614, Centro – Camaquã/RS, sala 301, fone para contato (51) 3671-1400