Lua vermelha chama atenção dos camaquenses na última noite
Quem olhou para o céu ao anoitecer desta terça-feira (23), antes das 21h, viu a lua em uma coloração diferente do comum


Quem olhou para o céu ao anoitecer desta terça-feira (23), antes das 21h, viu a lua em uma coloração diferente do comum. O satélite natural estava vermelho. Após às 21h, a cor foi ficando amarela até ficar praticamente com sua coloração normal. Em Camaquã, diversos internautas registraram o momento.
De acordo com especialistas, a natureza astronômica do fenômeno é comum. O período atual é de Lua Cheia, que iniciou no dia 21 de julho e vai até o dia 27 de julho quando, às 23h54, a fase da lua passa para Minguante.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Lua do Veado
O nome deste fenômeno gera polêmica na astronomia. A Lua do Veado é chamada assim porque, no Hemisfério Norte, julho é o mês que os novos chifres dos veados emergem de suas testas em camadas de pelo aveludado. Apesar do animal dar nome à Lua cheia de julho, a troca de chifres dos cervos não tem relação com a fase do satélite natural, sendo apenas uma coincidência. A mudança anual dos chifres ocorre nas espécies que ficam na região de clima temperado.
Nas espécies brasileiras, que são neotropicais, não acontece essa troca anual da estrutura. As galhadas dos cervos do Brasil costumam ficar com os chifres desenvolvidos por mais de um ano.
A Lua cheia de julho surgirá no horizonte leste ao anoitecer e se porá no oeste, pouco antes do amanhecer. No Hemisfério Norte, onde as noites são mais curtas nesta época do ano, a Lua permanecerá bastante baixa no céu, mesmo à meia-noite. Porém, no Hemisfério Sul, alcançará uma posição alta no céu.