Hoje na História: Guerra dos Farrapos inicia no RS em 1835
A República de Rio Grande manteve sua independência por uma década e obteve considerável apoio da população local por conta de suas ideias libertárias e progressistas
No dia 20 de setembro de 1835 tinha início a revolução separatista do Rio Grande do Sul, conhecida como Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha.
A República de Rio Grande manteve sua independência por uma década e obteve considerável apoio da população local por conta de suas ideias libertárias e progressistas. Seu primeiro presidente foi o militar Bento Gonçalves da Silva.
Em 1839, o estado de Santa Catarina, também independente, se uniu ao Rio Grande do Sul em uma confederação. Contudo, alguns anos mais tarde, as tropas imperiais derrotaram as forças rebeldes, em março e em maio de 1843, e os governos aliados do Uruguai e Argentina abandonaram o apoio aos separatistas.
No dia 28 de fevereiro de 1845 foi assinado o Tratado de Poncho Verde, que formalizava o regresso do Rio Grande ao império brasileiro em troca de uma anistia generalizada.