Halloween: entenda a origem do Dia das Bruxas
Confira mais sobre essa tradição que é praticada há mais de 3 mil anos
A festa do Halloween, chamada também de Dia das Bruxas, é praticada há mais de 3 mil anos. A palavra é uma abreviação da expressão All Hallows’ Eve pela junção das palavras hallow, que significa “santo”, e eve, que significa “véspera”, pois ocorre no dia anterior à celebração do Dia de Todos os Santos, 1 de novembro.
A comemoração surgiu com o povo politeísta celta que celebrava o festival de Samhain que tinha duração de 3 dias, com início no dia 31 de outubro. Nela, além de se comemorar o fim do verão, comemorava-se a passagem do ano celta, que tinha início no dia 1 de novembro.
Nesta data, o povo acreditava que os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por esse motivo, eram usadas fantasias e a festa era repleta de artefatos sombrios com o intuito principal de se defenderem desses maus espíritos.
A tradição dos doces ou travessuras também deriva deste povo, uma vez que, como forma de apaziguar os maus espíritos, as pessoas lhes ofereciam comida. As mulheres celtas faziam um bolo chamado de “bolo da alma”.
Na Idade Média, a igreja começou a condenar o evento que passou a ser chamado de Dia das Bruxas. Na tentativa de afastar o caráter pagão da festa, a instituição promoveu alterações no calendário, e passou o Dia de Todos os Santos para 1 de novembro.
Com a colonização das terras americanas, a tradição foi incluída na cultura da América, sobretudo nos Estados Unidos.
A cultura foi passada de geração para geração, já que não existe nenhum texto sobre a data.
Brasil
O Dia do Saci foi introduzido no país em 2003 através do Projeto de Lei Federal n.º 2.762. A ideia era celebrar algo que fosse pertencente ao folclore nacional e, portanto, é comemorado no mesmo dia do Halloween: 31 de outubro.