Emater/RS-Ascar promove inclusão social e produtiva de mulheres em Arambaré
As mulheres também participam de cursos e oficinas para se capacitarem e qualificarem a produção de alimentos

A Emater/RS-Ascar de Arambaré começou suas atividades em 1997 e dentre o público assistido no município estão os agricultores familiares assentados. Dentre as ações de extensão rural social destaca-se a criação, motivação e acompanhamento aos grupos de mulheres que se reúnem para atividades voltadas a melhoria da qualidade da alimentação e saúde, o fortalecimento da cidadania e a consciência da importância da mulher na sociedade.

As mulheres também participam de cursos e oficinas para se capacitarem e qualificarem a produção de alimentos como hortaliças e plantas bioativas e ainda na elaboração de pães, cucas, bolachas e doces de frutas da estação. Ao mesmo tempo em que aprendem novas receitas, também produzem alimentos mais saudáveis e nutritivos, explica a extensionista da Emater/RS-Ascar no município, Neuza Dias Voss.
Os alimentos e artesanatos produzidos por estas mulheres são comercializados na feira da agricultura familiar e artesanato do município. Segundo Neuza, é importante destacar que a feira tornou-se um local não apenas de venda para geração de renda familiar, mas também de trocas, de valorização e empoderamento das mulheres, na medida em que interagem com outros feirantes e com os turistas e consumidores, criando laços de amizade e solidariedade tão importantes para auto estima e saúde mental das agricultoras.
