Dia do Idoso: reportagem ouve comerciante de 78 anos sobre os desafios da melhor idade
A reportagem do Clic Camaquã entrevistou o Eleodoro José Garcia, conhecido como Doro, de 78 anos, um comerciante na área de vestuário há mais de 10 anos na cidade
No data de 1 de outubro é comemorado o Dia Internacional e Nacional das Pessoas Idosas. No âmbito internacional a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 14 de dezembro de 1990 e no âmbito nacional através da Lei 11.433 de 23 de dezembro de 2006.
Conforme a Biblioteca Virtual em Saúde, nas próximas três décadas, a população idosa no mundo deverá mais que dobrar, atingindo mais de 1,5 bilhão de pessoas em 2050, com aumento mais rápido ocorrendo nos países menos desenvolvidos, onde o número de pessoas com 65 anos ou mais pode aumentar de 37 milhões em 2019 para 120 milhões em 2050 (225%).
Em razão disso, a reportagem do Clic Camaquã entrevistou o Eleodoro José Garcia, conhecido como Doro, de 78 anos, um comerciante na área de vestuário há mais de 10 anos na cidade. Quando questionado sobre se sentir idoso, respondeu:
Acompanho a minha idade. Estou envelhecendo, mas sempre com a mente jovem.
Durante a entrevista, o comerciante também falou sobre o tratamento atual com os idosos e, algumas vezes, a falta de respeito que esses sofrem em locais como, por exemplo, filas de bancos e supermercados.
Em 2006, a Lei nº 11.433 escolheu 1º de outubro (data da promulgação do Estatuto da Pessoa Idosa) como Dia Nacional do Idoso e determinou, em seu parágrafo único: “Os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso ficam incumbidos de promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa do idoso na sociedade”.
No âmbito da saúde, a Portaria MS nº 2.528/2006 aprovou a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, cuja finalidade primordial é recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. É alvo dessa política todo cidadão e cidadã brasileiros com 60 anos ou mais de idade.
Confira a entrevista completa: