Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

Ford usa “tecnologia de morcegos” em carro


Por Redação Clic Camaquã Publicado 19/12/2013
Ouvir: 00:00

A Ford revelou na semana passada que também estuda um sistema de direção autônoma para seus futuros. De acordo com o site Ig, a novidade é que a tecnologia testada pela montadora americana é diferente de seus concorrentes, que utiliza sensores em formato de “chifre” no teto do carro.

O sedã escolhido para os testes, Fusion Hybrid, utiliza um dispositivo baseado de LiDAR (Light Detection e Ranging, ou detecção de distância e alcance por luz) que é semelhante a maneira que morcegos e golfinhos se orientam em seus ambientes. Os dois animais fazem uso do som para medir as distâncias, já o automóvel, é a luz que fornece os parâmetros para calcular a proximidade de obstáculos.

O LiDAR mede a luz infravermelha em distâncias de até 60 metros para gerar um mapa 3D em tempo real. A razão de escaneamento do sistema é impressionante: 2,5 milhões de vezes por segundo.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.