Bombeiro orienta métodos preventivos para promover a segurança de eventos
Em entrevista, o sargento Adolfo também destaca os cuidados com o uso de lareiras no inverno.
Na manhã desta quinta-feira (11), o sargento Gabriel Adolfo, concedeu entrevista para a Clic Rádio. Em sua participação, o militar abordou os principais métodos preventivos para a segurança de eventos e a orientação para o uso de lareiras e aquecedores ecológicos no inverno.
Conforme o sargento, as pessoas que frequentam ou gerenciam casas noturnas, auditórios e outros centros de eventos, devem estar atentas para o uso saídas de emergência e sinalizações de salvamento.
Escritórios, escolas e academias também foram pontuados pelo sargento como locais que devem obedecer às legislações, sinalizando as saídas, extintores e alarmes de incêndios.
A legislação sobre prevenção contra incêndios pode ser obtida diretamente no site do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, www.cbm.rs.gov.br, acessando o menu “Segurança contra incêndio” e sub menu “Legislação”.
Inverno
Com a chegada do clima frio, Adolfo destaca que as ocorrências mais frequentes são relacionadas a lareiras e aquecedores:
“A gente orienta muito a limpeza de chaminés, porque o pessoal não faz a limpeza. E após muito tempo sem utilizar, ao iniciar a combustão, pega fogo no picumã”, detalha o bombeiro.
O militar explica que as lareiras ecológicas também são um dos principais motivos de ocorrências no inverno:
“O pessoal usa álcool de posto e gera explosão. Colocam fogo ela esquenta e diminui a qualidade do ar e sofre risco de explosão”, afirma o sargento.
O Corpo de Bombeiros está disponível através do telefone 193. Em Camaquã ocorrências, podem ser reportadas para os contatos:
- 3671-1203;
- 3671-1224.