Número de veículos aumentou 105% em menos de 20 anos em Camaquã
Dados do Detran mostram que em fevereiro de 2024 a quantidade de veículos registrados em Camaquã já havia ultrapassado o dobro da quantidade que havia em 2007
O assunto dos acidentes em Camaquã vem gerando debates entre os camaquenses, seja em redes sociais ou pelas calçadas da cidade. Um dos pontos levantados por internautas foi o aumento de veículos circulando pelas vias urbanas nos últimos anos, ocasionando um trânsito mais “lotado” e aumentando as chances de acidentes.
- Mais de 20 acidentes de trânsito foram noticiados nos últimos 30 dias em Camaquã
- Trânsito de Camaquã: saiba o que mudou e o que ainda está previsto
Os dados do Detran comprovam que o número de veículos registrados em Camaquã cresceu consideravelmente. De acordo com os relatórios consultados pelo Clic Camaquã, em fevereiro de 2024 a quantidade de veículos registrados em Camaquã já havia ultrapassado o dobro da quantidade que havia em 2007.
Dos 22.982 registrados em 2007, Camaquã passou a contar com 47.265 em 2024. Este número representa um aumento de 105% nos veículos registrados no município nos últimos 17 anos.
Em contrapartida, o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta para redução no número de moradores em Camaquã. De 62.764 em 2010, a população caiu para 62.200 em 2022.
Cidades vizinhas
Não são todos os 47 mil veículos registrados que trafegam diariamente pelas vias urbanas de Camaquã, mas veículos de cidades vizinhas também trafegam com frequência pela cidade que é referência para região.
Sobre os acidentes
De acordo com Alex Souza, diretor de Trânsito de Camaquã, não é possível determinar a causa exata do elevado número de acidentes, sendo possivelmente uma junção de fatores. Semáforos, redutores de velocidade e uma mini rótula estão entre as medidas tomadas para melhorar o trânsito e amenizar acidentes. Além disso, uma campanha de conscientização sobre o Código de Trânsito Brasileiro foi realizada na última semana.
Assista a entrevista do diretor de Trânsito no Controle Geral de sábado (3):
Texto: Pablo Bierhals