Instrutora do CFC destaca dicas para prevenção de acidentes no trânsito
Os inúmeros acidentes de trânsito registrados em Camaquã assustam os camaquenses e viram assunto nas redes sociais, calçadas da cidade e encontros de família
Os inúmeros acidentes de trânsito registrados em Camaquã assustam os camaquenses e viram assunto nas redes sociais, calçadas da cidade e encontros de família. Para falar sobre prevenção de acidentes, a instrutora do CFC Camaquense, Eliane Fiss, foi convidada ao programa Bom Dia Camaquã desta manhã (12), na Clic Rádio.
De acordo com a instrutora, há mais carros licenciados que motoristas habilitados em Camaquã, fato que já pode colaborar para os índices elevados de acidentes. Para ela, a falta de direção defensiva é o principal fator causador de acidentes: “esses acidentes que acontecem, geralmente alguém avançou parada obrigatória, realizou manobra de forma incorreta, excesso de velocidade, uso do celular”.
Além disso, Eliane destaca os “três E’s”: educação, engenharia e esforço legal. Os itens são ensinados principalmente na parte teórica do curso de direção.
Educação no Trânsito: a instrutora explica que este item é referente ao respeito de regras. Segundo ela, é perceptível o quanto este item é ignorado: “são muitos pedestres fora das faixas e condutores que realizam manobras de qualquer forma, sem a devida atenção que o trânsito requer”.
Engenharia: este item é referente a sinalização e outros fatores de infraestrutura no trânsito. De acordo com a instrutora, o trânsito de Camaquã é sinalizado, independente de mudanças que ocorrem.
Esforço Legal: o esforço legal, de acordo com a instrutora, é referente ao policiamento. “Muitas vezes os motoristas sabem as regras e mesmo assim não seguem”. Eliane destaca que este item é necessário para fiscalização.
Celular no trânsito
A instrutora orienta que os motoristas deixem os celulares no silencioso enquanto dirigem. Ela destaca que, em aulas, sempre reforça que Camaquã não é uma cidade em que se passa muito tempo no trânsito, podendo aguardar até o destino para responder mensagens e ligações. O celular ligado pode influenciar no motorista, o levando a perder a atenção necessária no trânsito.
De acordo com Eliane, também não é recomendado que se atenda ligações pelo Bluetooth. Ela destaca que, mesmo que não gere multa, existem estudos que apontam para perda de leitura no trânsito até mesmo nestes casos.
Assista a entrevista completa: