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20 de setembro de 2024
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Exército não retomará as obras de duplicação da BR-116 no trecho de Guaíba

A decisão foi anunciada nos últimos dias em uma nota do Comando Militar do Sul (CMS)


Por Kathrein Silva Publicado 28/08/2024
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Foto: Jonathan Heckler

As obras da duplicação da BR-116 entre Guaíba e Pelotas não serão mais retomadas pelo batalhão de engenharia e construção do exército. Dos 50,8 quilômetros, 37,4 foram concluídos. As obras nos lotes 1 e 2 estavam paradas desde maio devido às enchentes. A decisão foi anunciada nos últimos dias, em uma nota do Comando Militar do Sul (CMS).

No mês de maio, a suspensão ocorreu devido às enchentes. Após, o CMS passou a atuar nos resgates, limpeza e reconstrução dos municípios gaúchos atingidos na Operação Taquari 2. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) irá contratar uma empresa para terminar o serviço.  O valor para conclusão do trecho é de R$ 122 milhões.

No lote um, de 24,46 quilômetros, ainda é necessário concluir nove quilômetros de duplicação e outros três na Travessia de Pedras Brancas e Travessia Urbana de Guaíba. Os 26,34 quilômetros do lote dois estão totalmente duplicados e liberados, faltando a conclusão de duas alças de retorno e dois segmentos de vias laterais.

A obra iniciou em 2011 e tinha previsão de conclusão em 2014. Conforme o Dnit, o investimento total nas obras é de aproximadamente R$ 2 bilhões. Até julho, já foram investidos R4 1,43 bilhão, ou seja, 69,5% do total, logo R$ 629 milhões ainda precisam ser investidos.

A obra beneficia de forma direta 12 cidades : Guaíba, Barra do Ribeiro, Mariana Pimentel, Tapes, Sentinela do Sul, Arambaré, Camaquã, Cristal, São Lourenço do Sul, Turuçu, Arroio do Padre e Pelotas. 

Diferente da contratação de empresas privadas, o Exército recebe os recursos financeiros primeiro para depois executar as obras. Quando a prestação de contas ocorrer, se houver valores não utilizados, o montante será devolvido.  

Camaquã

O lote 10 inclui a ponte sobre o Rio Camaquã, a qual já está com as fundações, pilares e mesoestrutura em andamento e vigas em produção. O Viaduto da Pompéia (acesso secundário de Camaquã) está com projeto aprovado e tem previsão de início para janeiro. As duas obras devem ser concluídas no início de 2025, para isto terão um custo de R$ 43 milhões.


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