Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

Colisão entre dois veículos deixa danos materiais na Avenida Olavo Moraes

O acidente ocorreu na noite da última quinta-feira (20), por volta das 23h30. Ninguém ficou ferido


Por Kathrein Silva Publicado 21/03/2025
Ouvir: 00:00
Clic (16)
Foto: internauta

Uma colisão envolvendo um Focus e um Uno aconteceu na Avenida Olavo Moraes, esquina com a rua Júlio de Castilhos, no Centro de Camaquã, na noite da última quinta-feira (20), por volta das 23h30. Ninguém ficou ferido.

Conforme um testemunha do acidente, o veículo Focus estaria trafegando pela Olavo Moraes e acabou colidindo com o Uno. Após o acidente, o veículo teria fugido pela rua Júlio de Castilhos na contramão.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

O veículo Focus, ainda conforme o relato da testemunha, teria fugido.

Prevenção de acidentes

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) ressalta que existem muitas maneiras de contribuir para a redução de acidentes no trânsito. Condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres devem estar sempre alertas, obedecer as leis de trânsito e as preferências em relação aos mais vulneráveis. Os motoristas  devem lembrar de usar as setas e não ultrapassar o limite de velocidades estabelecido. Ciclistas não pedalar na contramão e usar equipamentos de segurança. Para os pedestres, a dica é sempre atravessar a rua na faixa de pedestres. 

Veja mais dicas abaixo:

Após beber, jamais dirija: o uso de substâncias psicoativas altera percepções, comportamentos, reduz a atenção e prejudica a aptidão do condutor, tornando a direção veicular insegura. Usar essas substâncias e dirigir é uma escolha que tem efeitos e consequências, e quem opta por isso deve assumir a responsabilidade de seus atos. A segurança é um dos princípios básicos que regem a legislação de trânsito. O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que o trânsito em condições seguras é direito de todos e dever dos órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito.

Não utilize o celular no trânsito: é uma atitude simples, mas decisiva na proteção da vida porque essa atividade desvia a atenção do motorista, além de ocupar uma das mãos que deveria controlar o volante. Por isso, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em seu parágrafo único do artigo 252 afirma que o condutor que segurar ou manusear o telefone enquanto estiver dirigindo está cometendo infração gravíssima. E a regra vale também para os motociclistas, que devem seguir as mesmas leis de trânsito que os condutores de veículos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o excesso de velocidade é uma das principais causas de sinistros no trânsito. A aplicação das penalidades varia conforme a gravidade da infração e possibilita até a suspensão da CNH. Respeitar os limites de velocidade é dever de todos os condutores.

Faça uso da direção defensiva: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação são elementos básicos que permitem ao condutor estar preparado para eventualidades e para evitar riscos.

Use as setas do veículo corretamente: no trânsito, é preciso existir uma comunicação eficiente entre os condutores. O uso correto das setas é essencial para comunicar as intenções de cada um nas vias. Essa ferramenta permite que os condutores consigam se programar para reduzir a velocidade ou frear a tempo quando necessário e aos pedestres e ciclistas atravessarem e se locomoverem de forma segura.

Mantenha distância segura de outros carros: manter distância de outros veículos é essencial para minimizar as consequências de uma distração e prevenir sinistros. A prática possibilita que o condutor tenha mais tempo para reagir em uma situação de risco e maior espaço para manobras.

Use cinto ou equipamentos de segurança: segundo estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o uso do cinto de segurança no banco da frente reduz em 45% as chances de lesões graves em sinistros e, nos bancos de trás, os passageiros ficam até 75% mais seguros. Já para os motociclistas, o uso de capacetes é obrigatório, e as luvas, botas e jaqueta são essenciais para evitar lesões.

Respeite a sinalização: o CTB apresenta um conjunto de sinais definidos para melhorar a fluidez das vias e aumentar a segurança de motoristas e pedestres. Respeitar a sinalização é uma das principais regras para uma boa convivência no trânsito.

Realize manutenções periódicas: duas das principais medidas preventivas são a inspeção e manutenção regulares do veículo. Acompanhe o funcionamento dos limpadores de para-brisa, dos pneus, faróis, sistema de freios e correia dentada. Um veículo bem cuidado traz mais segurança.

Respeite a faixa de pedestres: todo condutor eventualmente é um pedestre no trânsito. Uma boa prática é ser educado e esperar as pessoas atravessarem a faixa e dar passagem para quem precisa.