Temporal: prefeito orienta população de Camaquã sobre como buscar ajuda
Segundo o prefeito, cerca de 500 casas foram danificadas no temporal na área urbana e rural
A microexplosão foi um fenômeno climático que atingiu Camaquã na última quarta-feira (25) e causou grandes estragos em residências e estabelecimentos comerciais. Na manhã desta quinta-feira (26), o prefeito Ivo de Lima Ferreira orientou a população sobre como buscar ajuda.
- Camaquã decreta situação de emergência após temporal danificar casas e comércios
- Camaquã segue em alerta para alagamentos em dois bairros
Segundo o prefeito, cerca de 500 casas foram danificadas no temporal na área urbana e rural. O estoque de lona foi comprado e repassado à Defesa Civil. As regiões mais atingidas foram: Banhado do Meio, São Luís, São Pedro, Getúlio Vargas e Viégas.
O total de prejuízos ainda não foi contabilizado, mas, conforme o prefeito, deve passar de R$ 1 milhão.
A Secretaria Especial da Mulher, do Trabalho e do Desenvolvimento Social (SEMTDS) realizou nesta quarta-feira um trabalho de realocação com as famílias que tiveram perdas. O prefeito ressalta que o Ginásio Municipal de Esportes está aberto para abrigar os desalojados e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) estão à disposição da comunidade.
Nesta quinta-feira (26) irá chegar alimentação, água e colchões oriundos do Governo do Estado.
Para solicitar ajuda, a população deve se dirigir até um CRAS de referência e realizar uma inscrição.
Defesa Civil de Camaquã envia ofício solicitando ajuda ao Governo Federal
A Defesa Civil de Camaquã enviou um ofício solicitando ajuda ao Governo Federal após microexplosão atingir o município e causar diversos danos em casas e comércios. O fenômeno, segundo a Metsul Meteorologia, ocorre quando uma nuvem não consegue suportar o peso da água e despeja-a em uma região pequena em pouco tempo.
No ofício (baixe o arquivo no final da matéria) assinado pelo coordenador da Defesa Civil, Rafael de Moura, e pelo prefeito Ivo de Lima Ferreira, é salientado que o poder público municipal não terá sustentação em estoque para atender toda população atingida, especialmente nos itens mais urgentes como lonas, telhas, água, roupas de cama, colchões, materiais de limpeza e alimentos.
Microexplosão: saiba o que é o fenômeno que atingiu Camaquã
Uma microexplosão pode ocorrer durante uma tempestade intensa, quando uma nuvem não consegue suportar o peso da água e despeja-a em uma região pequena em pouco tempo. Foi este fenômeno climático que atingiu Camaquã na madrugada desta quarta-feira (25), segundo a Metsul Meteorologia, causando grandes estragos.
A microexplosão pode causar danos como:
- Queda de árvores e postes
- Destelhamentos
- Colapso de estruturas
- Danos em residências
- Alagamentos
Confira a entrevista completa: