São Lourenço do Sul realiza conferência avaliativa sobre o SUS
Evento acontece nesta sexta-feira (16) e sábado (17) no auditório da Escola Profª. Marina Vargas
São Lourenço do Sul realiza na sexta-feira (16) e sábado (17) a VII Conferência Municipal de Saúde. Aberto ao público em geral, o evento tem como objetivo a discussão e avaliação do Sistema Único de Saúde. A conferência será realizada no auditório da Escola Profª. Marina Vargas.
Com o tema “Construindo o SUS que queremos”, a conferência é promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde. Na sexta-feira (16), o evento será realizado durante a tarde, a partir das 14h30min. No sábado (17), a conferência tem início às 09 horas e deve se estender até as 18 horas.
Segundo o secretário municipal de Saúde Arilson Cardoso, a conferência é a instância máxima de deliberação na área da saúde em um município. “A conferência é um momento em que a gestão reúne os trabalhadores em saúde e os usuários e presta contas daquilo que está fazendo e submete a comunidade o Plano Municipal de Saúde, aquilo que deverá ser feito nos próximos quatro anos de gestão” – explica. “Será um debate amplo. Queremos discutir a integralidade da atenção, desde a aplicação da vacina lá na UBS até o problema mais complexo, como o tratamento de um câncer, do paciente que necessita de hemodiálise ou de um transplante” – destaca o secretário.
Em março foram realizadas 12 pré-conferências nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, o que mobilizou aproximadamente 300 pessoas para discutir a temática da conferência. “Nessas pré-conferências foram indicados uma média de oito delegados por cada UBS, que somados aos delegados das outras entidades prestadoras chega a aproximadamente 200 delegados para fazermos essa discussão” – afirma Cardoso.
Segundo o secretário, a conferência também servirá de base para a atualização do Plano Municipal de Saúde, vigente até 2013. “O próximo plano terá vigência até 2017. Contamos com a população lourenciana, já temos delegados que estão comprometidos com a conferência. A Secretaria Municipal de Saúde estará apresentando todas as ações, os prestadores de serviços também farão essa apresentação. Contaremos ainda com a participação da Secretaria Estadual de Saúde e a Coordenadoria Regional, que são responsáveis por garantir as referências em atenção à saúde para São Lourenço do Sul, naquelas situações em que não conseguimos resolver o problema na nossa base territorial” – destaca.