Saiba mais sobre a importância da doação de órgãos
A doação de órgãos tem um efeito profundo nas comunidades, os pacientes transplantados frequentemente se tornam membros ativos de suas comunidades, contribuindo para a sociedade de diversas maneiras
Setembro é um mês de grande relevância para a conscientização sobre a doação de órgãos, representado pela campanha do Setembro Verde. O principal objetivo desta iniciativa é sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação, destacando o seu potencial para salvar vidas.
A doação de órgãos é fundamental para pessoas com doenças terminais que dependem de transplantes para sobreviver. Cada doador pode salvar até oito vidas, dependendo dos órgãos disponíveis. Esses transplantes são frequentemente a única opção para pacientes com insuficiência renal, hepática, cardíaca, pulmonar, entre outras condições graves.
De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), em 2022, o Brasil registrou 3.668 doadores, um número que ainda precisa crescer para acompanhar a demanda crescente. Na região Sul, a situação também exige atenção, e ações como as promovidas pela Liga Pelotense Doe Órgãos são de extrema importância para promover a conscientização e levar conhecimento para as pessoas.
A doação de órgãos tem um efeito profundo nas comunidades, os pacientes transplantados frequentemente se tornam membros ativos de suas comunidades, contribuindo para a sociedade de diversas maneiras. A recuperação de um paciente não apenas melhora sua vida, mas também alivia o sofrimento de seus familiares e amigos, que enfrentam a angústia juntamente.
Com dois anos de atuação, a Liga Pelotense Doe Órgãos se firmou como uma referência no suporte a pacientes em pré e pós-transplantes, além de desempenhar um papel crucial na conscientização sobre a doação de órgãos. Através de campanhas educativas, palestras, eventos e iniciativas de sensibilização, a Liga vai além da informação, impactando diretamente a vida das pessoas ao promover a solidariedade e fortalecer a empatia dentro da comunidade.
Comemorado em 27 de setembro, o Dia Mundial da Doação de Órgãos destacou a importância dessa causa urgente. Nessa data, a Liga Pelotense Doe Órgãos realiza iniciativas inovadoras para o engajamento da comunidade, compartilhando histórias de prosperidade de pessoas transplantadas e reforçando o valor da doação de órgãos.
“A doação de órgãos tem um grande significado pra mim, pois sou um transplantado, por necessitar de um sim a vida, de um gesto de amor, de generosidade. Vejo muito como um renascimento e conforto pra família ao fazer a doação de órgãos“, ressalta Phillyp Almeida fundador da Liga Pelotense Doe Órgãos.
A Liga também se dedica a quebras tabus e esclarece as principais dúvidas sobre a doação de órgãos. Utilizando suas redes sociais e promovendo eventos presenciais, a instituição busca disseminar conhecimento e encorajar a participação nessa causa tão importante. Além disso, oferece apoio emocional às famílias dos pacientes, criando uma rede de acolhimento e assistência.
Para maiores informações acesse o Instagram da @ligapelotensedoeorgaos ou através dos telefones 53981265283|53984393349.
Assessoria de Imprensa Liga Pelotense Doe Órgaõs