Prefeitura alerta população após bugio ser encontrado morto em Chuvisca
A prefeitura de Chuvisca orienta a população que ainda não realizou a vacina contra a febre amarela procure a Sala de Vacinas
![PNG – 2024-06-13T092029.668](https://www.cliccamaqua.com.br/wp-content/uploads/2024/06/PNG-2024-06-13T092029.668.jpg)
A Prefeitura de Chuvisca, por meio da secretaria de Saúde e do departamento de Vigilância em Saúde informou que um bugio foi encontrado morto na localidade de São Braz na tarde desta quarta-feira (12).
Conforme a prefeitura, o material do espécime foi encaminhado ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) para análise de febre amarela. A instituição pede a população que não realizou a vacina compareça na sala de vacinas, nas segundas e quartas-feiras e realize a imunização contra febre amarela.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
O Executivo orienta a população que ao encontrarem algum bugio morto avise a secretaria de Saúde (51) 920 006 527.
Febre amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves. A doença é causada por um vírus transmitido por mosquitos, e possui dois ciclos de transmissão (urbano e silvestre).
![image-19-4](https://www.cliccamaqua.com.br/wp-content/uploads/2024/06/image-19-4.jpg)
Sintomas
Os primeiros sintomas da febre amarela são inespecíficos, como febre, calafrios, dor de cabeça, dor nas costas, dores musculares e mal-estar generalizados, náuseas e vômitos. Após esse período inicial, geralmente a temperatura baixa e os sintomas diminuem, provocando uma sensação de melhora no paciente.
Em poucas horas, e no máximo em 02 dias, os sintomas reaparecem em uma parcela dos pacientes (30%), seguidos por diarreia e vômitos com aspecto de borra de café. O termo “amarela” se refere à icterícia (amarelão) apresentada por alguns pacientes nos olhos e na pele. É uma doença com possibilidade de piora importante em período de horas ou dias.