Hospital de Camaquã recebe ferramenta com tecnologia para descontaminar celulares
Aparelho foi inaugurado em parceria com a startup Huttech do TECNOPUC
O Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA) inaugurou o projeto esterelizaCell, uma tecnologia de descontaminação de celulares por raios ultravioleta C (UV-C), na última quinta-feira (15). O projeto é em parceria com a startup Huttech do TECNOPUC (Parque Científico e Tecnológico da PUCRS) e a Funbeca.
Estudos científicos demonstram que o uso de celulares pode ser um vetor de transmissão de bactérias resistentes a antibióticos em ambientes hospitalares. Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) revelou a presença de diversos patógenos em celulares de pacientes internados em Unidades de Tratamento Intensivos (UTIs).
Segundo dados da Associação Médica Brasileira (AMB), 45 mil brasileiros faleceram em decorrência de infecções hospitalares em 2023.
Equipamento
O equipamento é fruto de estudos microbiológicos, desenvolvido pela Huttech, incubada no BIOHUB da saúde do TECNOPUC em parceria com a Associação dos Médicos do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Para o CEO da Huttech, o dentista camaquense Eder Abreu Hüttner, a descontaminação de celulares por UV-C representa um avanço significativo na área da saúde.
Com a crescente utilização de smartphones em nosso dia a dia, especialmente em ambientes hospitalares, a higienização adequada desses dispositivos se torna fundamental para prevenir a disseminação de doenças. O EsterilizaCell é um passo importante nessa direção e pode salvar muitas vidas.
O estudo de validação dessa tecnologia será apresentado em setembro no Congresso Latino-Americano de Osteintegração, em São Paulo.