Governo e ministério definem soluções para garantir funcionamento de UPAs
Valor total de R$ 6,8 milhões para aquisição de equipamentos será dividido entre o MS e o governo do Estado
O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, o presidente da Famurs, Seger Menegaz, e prefeitos municipais reuniram-se nesta quinta-feira (14) com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, em Brasília, para buscar soluções para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que já estão concluídas, mas ainda não estão em funcionamento. Foi acordado que as UPAs em processo de habilitação e qualificação receberão os repasses atrasados do Ministério da Saúde (MS) após a publicação das respectivas portarias, possivelmente ainda neste mês.
Vários parlamentares da bancada do Rio Grande do Sul acompanharam a audiência. Na reunião, também foi apresentado o levantamento dos recursos necessários para a aquisição dos equipamentos, uma das maiores dificuldades apontadas pelos municípios. O ministro Chioro e o secretário Gabbardo asseguraram aos prefeitos que o valor total de R$ 6,8 milhões será dividido entre o MS e governo do Estado.
Já a situação das UPAs que ainda não iniciaram a tramitação do processo de habilitação junto ao ministério será avaliada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para a definição das prioridades.
Acompanharam o secretário os prefeitos dos seguintes municípios: Alvorada, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Carazinho, Caxias do Sul, Erechim, Frederico Westphalen, Ijuí, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, São Borja, São Leopoldo, Sapiranga, Tramandaí e Três Passos e Uruguaiana.