Evento dedicado a discutir avanços no tratamento de câncer de mama ocorre em Gramado no final de agosto
O Cura Talks Breast Gramado irá ocorrer no dia 29 de agosto (quinta-feira), das 9h às 18h, no hotel Serrano, localizado na Av. das Hortênsias, 1480
O Cura Talks Breast Gramado, evento dedicado a discutir os avanços no tratamento de câncer de mama, irá ocorrer no dia 29 de agosto (quinta-feira), das 9h às 18h, no hotel Serrano, localizado na Av. das Hortênsias, 1480. O evento é idealizado pelo Instituto Projeto Cura e será realizado como uma programação paralela ao 18º Câncer de Mama Gramado, congresso exclusivo para médicos.
A palestra do diretor do Grupo Latino Americano de Investigação Clínica em Oncologia (LACOG), Dr. Carlos Barrios, é um dos destaques do evento. Segundo o médico, nos últimos anos, as mulheres com câncer metastático estão vivendo mais tempo e algumas delas até conseguiram a cura da doença. Além disso, parte das novas medicações já estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
Outro destaque é a palestra da médica baiana Dra. Ana Amélia de Almeida Viana, do Comitê de Diversidade da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica. Segundo a especialista, as mulheres negras morrem mais de câncer de mama no Brasil, sendo que uma das explicações é de que as negras têm o diagnóstico de câncer de mama em fases mais avançadas da doença, dificultando seu tratamento.
O problema é que a população negra do nosso país tem menos acesso a exames diagnósticos e tratamento especializado. Além do que, é raro ver mulheres negras representadas nas campanhas. Daí, muitas têm dificuldade de enxergar que a mensagem da importância do cuidado com a saúde é para elas também.
A divulgação de informações seguras, evitando fake news, é outra preocupação do evento. Por isso, jornalistas e influenciadoras foram convidadas para participar de mesas-redondas. Entre elas, a escritora e influencer Claudia Bartelle, que já teve câncer de mama.
Nosso papel é de extrema importância, pois já que influenciamos, temos que fazer isso com propósito. Já que podemos influenciar que seja para o bem e para conscientizar que as mulheres precisam se cuidar e prestar atenção no seu corpo. Importante lembrar de termos uma agenda de saúde. A fala de cada uma de nós pode salvar muitas vidas. Esse é o meu papel na rede social.
O tema do encerramento será o Paciente de CA de Mama e a informação através dos olhos de quem dá a notícia. Participarão as jornalistas Cristina Ranzolin, Alice Neves e Eduarda Streb.
Inscrições gratuitas para participação presencial podem ser feitas clicando neste link.
Projeto Cura
O Instituto Projeto Cura é uma entidade sem fins lucrativos que se dedica a conscientizar a sociedade sobre os benefícios das pesquisas clínicas. A entidade, de vanguarda na América Latina, incentiva que profissionais da área da saúde sejam pesquisadores e capta recursos para financiar os estudos científicos independentes ou acadêmicos, através da promoção de eventos científicos, esportivos ou sociais. A organização também recebe doações de pessoas físicas ou jurídicas, de maneira direta ou indireta.