Camaquã amplia público para segunda dose de reforço contra a Covid-19
Camaquã amplia vacinação para crianças de 6 meses a 9 anos e adultos acima de 55 anos, vacinação ocorre nos postos de saúde do município
A Secretaria da Saúde de Camaquã ampliou, nesta quinta-feira (19), para mais grupos populacionais. Já podem procurar os postos para a imunização contra o vírus da gripe crianças de 6 meses até 9 anos completos e adultos acima de 55 anos para imunização contra gripe.
Além dos grupos prioritários que já estavam liberados para vacinação contra o COVID, a Secretaria da Saúde de Camaquã, informou que, as vacinas também estão disponíveis para a primeira e a segunda doses para pessoas acima dos 5 anos de idade, sendo o primeiro reforço (terceira dose) para adultos acima dos 18 anos ou adolescentes imunissuprimidos e o segundo reforço ( quarta dose) para idosos acima de 60 anos.
Em Camaquã, são aplicadas vacinas em cinco locais diferentes: UBS Washington Brose (Três Bairros), no Posto Telmo Marder, na UBS Paulo Cardoso Dora (Carvalho Bastos), no Centro de Imunização Viégas e na Secretaria da Saúde.
Os horários de atendimento é de segunda a sexta feira, das 8:30 às 12:00 e das 13:00 às 16:30 nas unidades com salas de vacina.
Leia também
De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, a segunda dose de reforço deve ser aplicada com o imunizante da Pfizer ou com as vacinas da Janssen e Astrazeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente. O intervalo deve ser de quatro meses após a primeira dose de reforço.
Até então, a segunda dose de reforço era recomendada apenas para idosos acima de 70 anos, imunocomprometidos, além das pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições permanente. Estudos mostraram que essa estratégia aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação.