10 maneiras para combater a dengue
Em Pelotas, no último ano, o aumento da presença da doença foi exponencial. De uma taxa de 20 a 30 casos por ano, o município passou para mais de 600 em 2024. Em 2025, em menos de dois meses do ano, já são 60 notificações


A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores artrópodes. No Brasil, o vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti (significa “odioso do Egito”)
Aspectos como a urbanização, o crescimento desordenado da população, o saneamento básico deficitário e os fatores climáticos mantêm as condições favoráveis para a presença do vetor, com reflexos na dinâmica de transmissão desses arbovírus. A dengue possui padrão sazonal, com aumento do número de casos e o risco para epidemias, principalmente entre os meses de outubro de um ano a maio do ano seguinte.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Em Pelotas, no último ano, o aumento da presença da doença foi exponencial. De uma taxa de 20 a 30 casos por ano, o município passou para mais de 600 em 2024. Em 2025, em menos de dois meses do ano, já são 60 notificações, 35 já descartadas, 30 em investigação e um caso confirmado.
Dez formas de evitar a proliferação do mosquito
1 – Mantenha garrafas e recipientes sem tampas de cabeça para baixo
2 – Conserve pneus sempre limpos, e se possível, com furos para a água não acumular
3 – Coloque areia nos pratos dos vasos de planta
4 – Retire galhos e folhas das calhas e telhados
5 – Deixe lixeiras sempre tampadas e feche bem os sacos de lixo
6 – Lave e escove com água e sabão os depósitos que não podem ser tampados
7 – Caso tenha piscina, mantenha-a coberta ou bem tratada
8 – Limpe a bandeja da geladeira e a coletora de água do ar condicionado com regularidade
9 – Mantenha ralos e caixas d’água sempre fechados para evitar que o mosquito encontre locais para depositar ovos.
10 – Evite o acúmulo de entulho e materiais descartáveis no quintal ou em áreas abertas, pois podem reter água e se tornar criadouros do Aedes aegypti.
O que fazer em caso de suspeita de dengue?
Em caso de suspeita, recomenda-se procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima para, se necessário, encaminhar o paciente para exame confirmatório, de forma gratuita. É importante beber bastante água e não se automedicar sem orientação médica. Uso de repelentes e roupas que cubram os braços e pernas é uma forma de proteção contra o mosquito e também de prevenir a disseminação da doença (em caso de infecção).
Os sintomas da dengue
Febre alta
Dor de cabeça
Dor atrás dos olhos
Dor no corpo
Fraqueza
Náusea
Vômitos
Leia também:
Prefeitura de Pelotas alerta para possível aumento de casos de dengue
Vacinação em massa contra dengue não ocorrerá em 2025, informa Butantan