Santuário dedicado a Lúcifer é interditado em Gravataí
A decisão foi expedida pela 4ª Vara Cível Especializada em Fazenda Pública da cidade, após um pedido da prefeitura
O santuário dedicado a Lúcifer em Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre, foi interditado. A decisão foi expedida pela 4ª Vara Cível Especializada em Fazenda Pública da cidade, após um pedido da prefeitura. O fundador do santuário, Mestre Lukas de Bará da Rua, afirmou que a defesa já entrou com recurso para reverter a decisão.
O principal argumento apresentado pela prefeitura foi a ausência de alvará de funcionamento, de Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI) e de um CNPJ para o templo. Além disso, a administração municipal apontou que o pedido se deu “também pela insegurança gerada diante da grande repercussão causada pelo tema”.
O local ficará interditado até que sejam cumpridas as regularizações administrativas necessárias. Em caso de descumprimento, o local terá que pagar uma multa diária de R$ 50 mil.
O Mestre Lukas afirma que a ação é um ato de intolerância religiosa.
No espaço privado, a prefeitura entra, e parece que a Justiça também tem religião!
Na decisão, a Justiça considerou que a liberdade religiosa é um direito fundamental, consagrado na Constituição Federal, mas que os templos religiosos devem cumprir exigências para o funcionamento.
Conforme o Lukas, o local foi comprado para ser uma área de encontros. O religioso também argumenta que “não tivemos tempo de seguir com os papéis porque a prefeitura deixou bem claro numa nota do prefeito que se fosse encaminhado teria dificuldade de passar”, e ainda pondera “numa área rural qualquer pessoa na sua casa pode reunir os amigos, por que eu não posso reunir os amigos para falar de religião?”.
Estátua
A estátua, de cerca de 5 metros de altura, foi instalada na última sexta-feira (9). O monumento, produzido em cimento, pesa uma tonelada e custou R$ 35 mil, pago por integrantes da Nova Ordem de Lúcifer na Terra.
A ordem, fundada por Mestre Lukas e Tata Hélio de Astaroth conta com 100 pessoas em todo o país. Cerca de 80 integrantes são do RS. As reuniões da ordem acontecem duas vezes por mês. Os integrantes também se juntam em grupos de estudo, que acontecerão na propriedade onde a estátua foi erguida. Participam da ordem somente pessoas indicadas por quem já é membro.
Mestre Lukas
Natural de Gravataí, Mestre Lukas de Bará da Rua é um mestre de quimbanda independente e trabalha com cartas e búzios negros. Em maio, o religioso atuou na criação de um monumento dedicado a Exu no município.