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RS lança serviço 24 horas de intérprete em libras no formato on-line

O serviço, inédito no Estado, é um suporte tanto para os surdos que precisam se comunicar quanto para os ouvintes que desejam manter contato ou fornecer informações e orientações aos surdos


Por Kathrein Silva Publicado 21/05/2024
Ouvir: 00:00
Imagens que mostram o animal ilhado no telhado de uma casa foram feitas pelo Globocop, que cobria as enchentes na região na manhã de quarta (8). (veja detalhes no vídeo mais abaixo). (36)
Foto: Freepik

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) lançou o serviço RS em Libras, que disponibiliza a tradução em tempo real da língua portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e vice-versa. A ferramenta funciona em uma plataforma digital com videochamadas, disponíveis gratuitamente 24 horas por dia, sete dias da semana

O serviço, inédito no Estado, é um suporte tanto para os surdos que precisam se comunicar quanto para os ouvintes que desejam manter contato ou fornecer informações e orientações aos surdos. No ambiente virtual do serviço, os intérpretes de Libras estão à disposição para intermediar atendimentos promovidos pelos órgãos do Poder Executivo estadual – tais como delegacias de polícia, hospitais, postos de saúde e, neste momento, abrigos que recebem famílias atingidas pelas enchentes.

O serviço é ofertado a partir da ICOM (plataforma de Atendimento em Língua de Sinais). Para acessá-lo, basta utilizar o aplicativo disponível para download no sistema Android ou iOS. Se a pessoa não tiver o aplicativo baixado no celular, a plataforma pode ser acessado nesta página.

Neste período de calamidade pública, o serviço pode ser utilizado para situações de emergência. A pessoa surda pode acessar a plataforma e solicitar o pedido de socorro, ou mesmo entrar em contato com um familiar ou amigo. Nesses casos, o intérprete telefona para o local desejado e traduz a conversa entre o surdo e o ouvinte. No próprio socorro, as autoridades também podem usar a plataforma para ter uma comunicação facilitada.

O aplicativo foi configurado com geolocalização para todo o Rio Grande do Sul. Neste momento em que o Estado sofre os efeitos das enchentes, essa opção é considerada muito importante, pois as pessoas poderão utilizar o sinal aberto das operadoras de telefonia celular para garantir o sinal de internet.

Passo a passo para utilizar a plataforma: 

  • baixe o aplicativo ICOM (gratuito); 
  • cadastre-se;
  • selecione a opção do Rio Grande do Sul;
  • escolha entre chamada de vídeo chamada.

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