Relatório do Cenipa sobre acidente do voo em Vinhedo sai em 30 dias
A fase inicial da investigação foi concluída nesta segunda-feira (12)
A fase inicial da investigação do acidente com o voo 2283, que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, foi finalizada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) na manhã da última segunda-feira (12).
Os motores do do turboélice ATR 72-500, fabricado pela companhia franco-italiana Avions de Transport Régional (ATR), bem como outras partes do avião, foram removidas e transportadas para a sede do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), em São Paulo (SP), conforme a nota da Força Aérea Brasileira (FAB).
O Cenipa deve concluir um relatório preliminar apontando as prováveis causas da queda da aeronave em até 30 dias. A queda do avião também é alvo de dois inquéritos policiais, um instaurado pela Polícia Federal (PF) e outro pela Polícia Civil de São Paulo.
No início da tarde, a FAB também informou que disponibilizou uma aeronave cargueiro, modelo KC-390, para transportar de São Paulo a Cascavel as urnas funerárias das vítimas do acidente. Vinte e quatro das 62 vítimas do voo 2283 eram de Cascavel. O avião militar já se encontra na Base Aérea de São Paulo.
Acidente
Operado pela Voepass, o avião, prefixo PS-VPB, decolou de Cascavel (PR) na manhã da última sexta-feira (9), transportando 62 pessoas, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes. O destino final do voo era o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), mas o ATR 72-500 caiu subitamente, rodando em “parafuso”, quando sobrevoava a cidade de Vinhedo, no interior paulista, a cerca de 110 quilômetros de Guarulhos. Não houve sobreviventes.