Prefeita Paula Mascarenhas assina decreto que institui Comitê Quilombola em Pelotas
Comitê Quilombola de Pelotas é o primeiro do Rio Grande do Sul


A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) assinou, na quinta-feira (04), decreto que institui o Comitê Gestor Quilombola em Pelotas, o primeiro no Rio Grande do Sul. O documento formaliza existência do grupo, que já atua desde 2015.
O município conta com quatro comunidades quilombolas em atividade: Algodão, Cerrito, Alto do Caixão e Vó Elvira. Todas possuem representantes no Comitê, que tem como objetivo promover a articulação dos órgãos e entidades envolvidos na implementação das ações e políticas públicas relacionadas às comunidades certificadas pela Fundação Cultural Palmares.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
“Informalmente, o Comitê já fez várias ações boas e é referência para vários municípios daqui da nossa região. Formalizado, agora, vai ter muito mais força” afirmou Antônio Leonel Rodrigues, representante do Quilombo Vó Elvira.
A coordenação será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, que tem como secretário o vice-prefeito Idemar Barz (PSDB). O ato também contou com a presença de secretários, representante da Emater, diretor do Theatro Sete de Abril e quilombolas.




Texto: Pablo Bierhals