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06 de outubro de 2024
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Furto de cabos interrompe energia e prejudica qualidade no fornecimento, diz CEEE

Até abril de 2022, aproximadamente 25 toneladas de cabos foram subtraídos, registrando prejuízos de R$ 2,6 milhões


Por Redação Clic Camaquã Publicado 10/05/2022
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Furto de cabos e serviço da CEEE Equatorial serão debatido
CEEE Equatorial. Foto: Ilustrativa / Arquivo / Clic Camaquã

Além do furto de energia que ocasiona interrupções no sistema da CEEE Grupo Equatorial, outro problema vem sendo registrado nos 72 municípios da área de concessão da companhia: o furto de cabos elétricos. Esta prática, além de prejudicar a qualidade e a continuidade da distribuição, traz ônus na recomposição da rede que foi subtraída. Em geral, os cabos são retirados para a extração do cobre, produto comumente vendido em ferros-velhos.

Em 2021, cerca de 51,5 toneladas de cabos foram furtados da concessão, o que corresponde a um prejuízo de aproximadamente R$ 5 milhões. Já até abril de 2022, aproximadamente 25 toneladas de cabos foram subtraídos, registrando prejuízos de R$ 2,6 milhões.

No ano passado, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, foram registrados 1.065 casos na concessão da CEEE Grupo Equatorial.

No primeiro trimestre, este número já foi superado, chegando à 1.504 casos até março. As regiões mais impactadas são, em quantidade de ocorrências, a cidade de Porto Alegre, e em volume furtado, o litoral.

A prática em Porto Alegre caracteriza-se pelo furto pequeno, de cerca de 30m a 40m de cobre. Em 2022, até abril, já foram registrados 622 casos na cidade, que resultaram em 21 km de cabos furtados ou 7 toneladas do produto, ocasionando um prejuízo de aproximadamente R$ 1,5 milhão e prejudicando 4,3 mil clientes.

Já no litoral, os furtos são maiores, com subtração de aproximadamente 3 km de cabos por ocorrência e dois casos por dia, em média.

Até março deste ano foram registrados 196 casos que resultaram em 42,3 km de cabos furtados ou 18 toneladas do produto, ocasionando um prejuízo de cerca de R$ 1,1 milhões e prejudicando 24 mil clientes.

As cidades de São José do Norte, com ocorrências seguidas em 5, 14 e 20 de abril, Mostardas (colocação de nova rede de 1,5km em 2016), Pinhal, Tavares (recolocação de 5km de cabos de alumínio em dezembro de 2021 e apreensão de 300 kg realizada em 28 de abril), Tramandaí, Osório, Capão da Canoa e Arroio do Sal são as mais impactadas no litoral.

As cidades tem impactos de até 60% na Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e na Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC).

Soluções e Parceria

A CEEE Grupo Equatorial não ficou alheia a essas ocorrências. No intuito de combater este crime, a companhia trabalha em parceria com a Polícia Civil e a Brigada Militar para identificar os furtadores, já realizando uma série de ações no litoral para coibir esta prática.

Ao mesmo tempo, a empresa vem substituindo os cabos de cobre pelos de alumínio, produto menos procurado no mercado. Em 2021, 140,7 km de cabos de cobre foram substituídos, no litoral.

Denúncia importante

A denúncia dos clientes também auxilia no combate ao furto de cabos. A CEEE Grupo Equatorial para que o cliente, ao perceber qualquer movimentação diferente próxima à rede da companhia, entre em contato por meio dos seguintes canais de comunicação:

  • Site: https://ceee.equatorialenergia.com.br/
  • Tel.: 0800 721 2333
  • Para falta de energia, SMS 27307, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (UC), encontrado no canto superior direito da fatura de energia.

Somente profissionais devidamente trajados com uniformes da CEEE Grupo Equatorial ou a serviço da companhia estão autorizados a realizar serviços na rede elétrica.


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