Comando Ambiental apreende mais de 10 mil metros de rede na Lagoa dos Patos
Objetivo é fiscalizar a grande incidência da pesca predatória neste período


O Comando Ambiental da Brigada Militar realizou sexta-feira (31) e seguirá neste sábado, 1º de fevereiro, com a Operação Viola, que tem como finalidade fiscalizar a grande incidência da pesca predatória neste período de piracema nas águas internas da Lagoa do Casamento, na Lagoa dos Patos localizada no Parque Estadual do Itapuã. Durante esta sexta, foram apreendidos mais de 10 mil metros de redes de pesca.
Na ação comandada pela Patrulha Ambiental (Patram), foram percorridos cerca de 25 quilômetros da Lagoa do Casamento – que abrange quatro municípios, Palmares do Sul, Viamão, Capivari do Sul e Mostardas -, com 10 embarcações e 45 policiais. Sendo encontradas nas redes mais de 20 mil espécimes de animais, entre eles peixes, como lambari, cascudo, corvina, jundiás, além de espécies de crustáceos, como siri e caranguejo azul. Foram encontrados também espécies de moluscos, dentre as quais mexilhão-dourado e mariscos.
O período da piracema é a época em que os peixes estão se reproduzindo, motivo pelo qual há proteção das espécies, sendo proibida a pesca com apetrechos do tipo rede, espinhéis, tarrafas, covos e outros, pois permitem a captura em massa. A fase iniciou em 1º de novembro e encerrou nesta sexta-feira, 31 de janeiro.
A Brigada Militar solicita que sejam denunciados os casos de pesca ilegal, assim como quaisquer outros crimes ambientais que afetem o meio ambiente. O contato para denúncia pode ser feito através do telefone 190 em qualquer município do Estado.