Quarta-feira deve ser chuvosa em todo o Rio Grande do Sul
Há risco de temporais localizados no final do dia na Região Metropolitana
Como diria Jorge Ben Jor: “chove chuva, chove sem parar”. As áreas de instabilidade que marcaram a terça-feira (24) em boa parte do Rio Grande do Sul persistem na quarta-feira (25). A chuva virá em forma de pancadas, com acumulados moderados, em todo o Estado. Na terça-feira, Tramandaí e Torres registraram o maior volume, de 20 mm. Em Porto Alegre, pode chover a qualquer momento, com risco de temporais localizados no final do dia.
— A frente fria do final de semana, que foi embora, deu espaço à formação de uma área de baixa pressão entre a metade oeste do Rio Grande do Sul e a Argentina. Na quarta-feira, também é esperada a baixa pressão na fronteira com o Uruguai— afirma a meteorologista da Somar Amanda Souza.
O frio vai perdendo força gradativamente. No Sul, o aumento da temperatura mínima é mais marcado. Pelotastem mínima prevista de 13ºC. No resto do Estado, esse aumento não irá representar diferença significativa na sensação térmica, por causa do tempo fechado. A mínima prevista no Rio Grande do Sul, 8ºC, deve ser registrada em São José dos Ausentes e em Bagé. A máxima, de 21ºC, está prevista para Palmeira das Missões.
Todo o Estado irá registrar uma quarta-feira de chuva volumosa, com pancadas a qualquer hora. A Região Metropolitana tem risco de temporal no fim do dia, incluindo na Capital. Além disso, vento de 60km/h é esperado na metade Leste.
Em Porto Alegre, os termômetros registram um leve aumento de temperatura na quarta-feira, com mínima de 13ºC e máxima de 16ºC. Na terça-feira, a Capital teve máxima de 14,3°C nas primeiras horas da tarde. A mínima foi de 10ºC.
Tempo fica firme na sexta-feira
De acordo com Amanda, a instabilidade vinda da Argentina irá amenizar:
—Na quinta-feira (26), ainda deve-se registrar chuva em todo o Estado, por causa da área de baixa pressão na fronteira com o Uruguai, com pontos mais volumosos no Sul e na metade Leste. A Fronteira Oeste já registra tempo mais seco.
Na sexta-feira (27), o tempo firme será observado em praticamente todo o Estado e o sol volta a aparecer, entre nuvens. Somente a Serra e a Região Metropolitana ainda têm previsão de chuva fraca. Em Porto Alegre, o tempo fica nublado.