Próximo domingo (9) deve marcar o fim da atual onda de calor no RS
No Rio Grande do Sul, a temperatura está acima da média por doze dias seguidos com várias tardes de calor excessivo em que as máximas ficam perto ou acima dos 40ºC

A chegada de uma frente fria deve marcar o fim da atual onda de calor no próximo domingo (9), no Rio Grande do Sul, após feriadão do Carnaval encerrar com máximas de até 40ºC. A informação é da Metsul Meteorologia.
De acordo com as informações, um bloqueio atmosférico associado à Alta Semi-Estacionária do Atlântico Sul (ASAS) tem sido responsável por inibir a chuva e trazer o prolongado período quente em estados do Sul e do Sudeste do Brasil. Com a atuação do bloqueio, o canal de umidade amazônico é deslocado para o Centro da Argentina e o Uruguai, onde tem chovido muito com numerosas tempestades, ao passo que no Sul e no Sudeste do território brasileiro as precipitações escassearam com muito calor.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
No Rio Grande do Sul, a temperatura está acima da média por doze dias seguidos com várias tardes de calor excessivo em que as máximas ficam perto ou acima dos 40ºC.

As máximas no Rio Grande do Sul na rede do Instituto Nacional de Meteorologia foram de:
- 36,3ºC no dia 20/2 em Quaraí;
- 38,5ºC no dia 21/2 em Quaraí;
- 36,4ºC em 22/2 em Santiago;
- 38,3ºC em 23/2 em Santiago;
- 38,1ºC em 24/4 em Quaraí e Santiago;
- 39,4ºC em 25/2 em São Gabriel;
- 37,4ºC em 26/2 em São Borja e Campo Bom;
- 34,6ºC em 27/2 em Campo Bom;
- 36,2ºC em 28/2 em Campo Bom;
- 38,0ºC em 1º/3 em Santa Maria;
- 38,1ºC em 2/3 em Santiago;
- 40,5ºC ontem em Santiago.
No entanto, conforme alerta a Metsul, antes da onda de calor chegar ao fim serão vários dias pela frente com calor intenso a extremo, com máximas 7ºC a 10ºC acima do “normal” para esta época do ano no Rio Grande do Sul.
Nesta quarta, quinta, sexta e sábado devem ser dias ainda muito quentes no estado com máximas acima de 35ºC na grande maioria dos municípios e temperatura ao redor e acima de 40ºC em algumas cidades, especialmente do Oeste, Noroeste, Centro, Vales e Grande Porto Alegre.
Mudança no clima ocorre no fim de semana
Na maior parte do Rio Grande do Sul, o sábado deve ser ainda muito quente na maior, com marcas perto e ao redor de 40ºC em algumas cidades. Em Camaquã, a previsão é de máxima de 37ºC e mínima de 22ºC, mas com sol entre nuvens e com vento forte de até 26km/h.
A frente fria avança pelo Rio Grande do Sul com chuva durante o domingo e põe fim à longa onda de calor com queda acentuada da temperatura e marcas nos termômetros até 10ºC ou mais abaixo do que vinha se registrando nas tardes anteriores. Para Camaquã, a máxima é de 25ºC e a mínima 17ºC, com chuva.
Os mapas a seguir, disponibilizados pela Metsul Meteorologia, mostram a tendência de anomalia de temperatura, ou seja, o quanto a temperatura deve desviar da média, para as tardes de sexta (7), sábado (8), domingo (9) e segunda-feira (10), conforme dados do modelo do Centro Meteorológico Europeu.

Frente fria não necessariamente significa frio
De acordo com a Metsul, embora o nome remeta a frio, frente fria não significa frio, especialmente no período mais quente do ano entre dezembro e março. Trata-se de fenômeno meteorológico caracterizado pelo avanço de uma massa de ar de temperatura menor sobre uma região, substituindo uma massa de ar de temperatura maior.
Em algumas situações, a passagem de uma frente fria pode trazer apenas aumento da nebulosidade, ventos mais fortes e chuva, sem necessariamente provocar resfriamento expressivo. No auge do verão, sistema frontais derrubam a temperatura de 40ºC para 30ºC, mas segue o calor.
No caso desta frente fria, o ar mais frio e seco em sua retaguarda deve trazer mínimas na madrugada baixas na fronteira com o Uruguai, na Campanha e no Sul gaúcho na segunda-feira com marcas de 10ºC a 13ºC e em alguns pontos menores. Embora já fique um pouco frio cedo da manhã na segunda na Serra, as mínimas mais baixas devem se dar na terça.
Como zona de descontinuidade térmica entre massas de ar, as frentes frias costumam estar associadas a instabilidade atmosférica, podendo gerar chuvas intensas, trovoadas e até tempestades severas. Por isso, o fim de semana terá chuva e risco de temporais isolados.
Para Camaquã, a temperatura não deverá passar dos 30ºC durante toda a próxima semana.