“Prova de vida”: Fantástico revela esquema de ligações automáticas
Reportagem de Giovani Grizotti foi ao ar neste domingo (27), na Rede Globo

Uma reportagem do Fantástico, exibida neste domingo (27) na Rede Globo, revelou um esquema de ligações automáticas por trás das inúmeras ligações indesejadas recebidas ao longo dos dias pelos brasileiros. São as chamadas “robocalls” ou “metralhadoras”. Essas ligações automáticas são feitas por sistemas computadorizados para um grande número de pessoas e duram, no máximo, seis segundos, antes de cair.
Conforme a reportagem, as ligações podem ser uma oferta de telemarketing ou até algum tipo de golpe.
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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) classifica estas ligações como “de curta duração”. Por mês, cerca de 20 bilhões de ligações são disparadas no Brasil. Metade delas é realizada por robôs programados para discar.
A reportagem de Giovani Grizotti constatou que as ligações são uma espécie de “prova de vida”. Se as ligações são atendidas, indicam que o dono da linha está vivo e é um cliente em potencial.
Reportagem contatou empresas que oferecem o serviço de ligações “prova de vida”
O representante de um site que vende dados pessoais, os chamados “mailings”, ofereceu uma lista de contatos à reportagem, que pediu uma amostra com cadastros de profissionais liberais. O representante enviou dados de quase 70 pessoas, para tentar conquistas o cliente. A lista tinha nomes, e-mails, endereços, profissões e, o mais importante, telefones.
Entre as pessoas que apareceram na lista, estava o psicólogo Matheus Arend, de Guaíba, que foi procurado pela reportagem. De acordo com ele, nunca autorizou o uso de seus dados.
Quando alguém recebe uma robocall, vê um número virtual, que não existe. Se a vítima tenta retornar a ligação, ouve uma gravação dizendo que o número digitado está incorreto. Com as informações fornecidas pelos robôs, o atendente de um call center não perde tempo telefonando para números inexistentes.
Incômodo levou brasileiros a pararem de atender ligações
Muitos brasileiros decidiram parar de atender ligações de números desconhecidos. O problema já atingiu até a central de transplantes da Santa Casa de Porto Alegre. “A gente já teve pacientes que perderam a oportunidade de receber um órgão porque não atenderam o telefone”, conta a enfermeira Jaqueline Bica à reportagem.
Quem está em busca de emprego também precisa ficar atento. “Se nós ligamos e o profissional não atende, a gente tem que ir para o próximo”, afirma Silvana Ribeiro, gerente de recursos humanos.
O que diz a Anatel
A Anatel diz que segue trabalhando para ampliar o combate às ligações abusivas. “Desde junho de 2022 até março deste ano, nós já reduzimos 222 bilhões de chamadas circulando nas redes de telecomunicações”, afirma Cristiana Camarate, superintendente de relações com consumidores da agência.
Além disso, uma medida chamada “origem verificada” também está sendo implementada. “Quando o seu celular tocar, vai aparecer o nome e a logo da empresa e o motivo pelo qual ela está te ligando. Então, se o consumidor quiser atender naquele momento, ele pode atender com tranquilidade. Não será uma fraude”, explica.
Em nota, a Associação Brasileira de Telesserviços informou que suas associadas trabalham com informações fornecidas pelos clientes, não compram listas de dados e atuam para evitar ligações mudas ou insistentes.
Assista um trecho da reportagem no Instagram do Fantástico: