Presídio de Camaquã está superlotado, afirma Suzana de Alencastro durante divulgação de conselho para melhorar condições dos apenados
Suzana e Ubirajara de Alecanstro, estiveram no Clic Rádio divulgando o retorno do Conselho Comunitário Penitenciário de Camaquã
O Bom Dia Camaquã, transmitido pela Clic Rádio, recebeu nesta sexta-feira (5), Suzana Miranda de Alencastro, professora do Presídio Estadual de Camaquã (PECAM) e Ubirajara de Alencastro futuro tesoureiro do conselho para falar sobre o Conselho Comunitário Penitenciário de Camaquã.
A professora destaca que está sendo reestruturado o conselho e que este já ocorreu em outra ocasião em Camaquã, e que serve para captação de recursos para promover para Pessoa Privada de Liberdade (PPL), segundo a mesma, o mínimo de dignidade, que seria educação, cursos, trabalho.
Suzana declara que a efetivação do conselho será dada por meio de um juiz, mas a casa prisional já está a par, e que também está sendo feitas tratativas do Conselho do Estado.
A diretoria ainda está sendo constituída, mas serão 11 pessoas sendo um presidente, um vice-presidente, 1° e 2° tesoureiros, 1° e 2° secretários e um conselho fiscal, composto por três membros, um presidente e um secretário.
A professora comenta também que Já foi tentado colocar uma empresa dentro do presídio, para utilizar o trabalho do apenado. Suzana também declarou sobre as vantagens que tem uma empresa atuar dentro da Casa Prisional, pois não tem vínculo empregatício.
A casa Penitenciária, cabe 80 apenados, mas atualmente tem 411 e abrange presos de Camaquã e de outras regiões. Segundo Suzana é preciso pensar que o apenado sairá desta condição um dia, ela ainda destaca que diferente do pensamento de algumas pessoas, apenas alguns presos recebem salários.
Segundo Ubirajara, a efetivação do conselho demanda tempo devido as burocracias, mas destacou que até março o conselho estará formado e atuante.
Dados do PECAM, segundo a SUSEPE:
- Administrador: THIAGO VIEIRA DA CUNHA PEREIRA
- Endereço: Av. Sete de Setembro, nº.1224, Centro
- CEP: 96780-094
- Telefone: (51) 3671-4426 – (53) 3671-6808 – (53) 3272-1133
- E-mail: [email protected]
- Capacidade de Engenharia: 150
- População Carcerária: 389 presos – agosto 2023
- ANEXO PE CAMAQUÃ
- Capacidade de Engenharia: 96
- População Carcerária: 9 presos – agosto 2023
- Confira a entrevista completa: