Saiba quem são os financiadores das campanhas dos candidatos à prefeitura de Camaquã
As campanhas podem ser financiadas por Fundo Especial, Fundos Partidários e outros recursos provenientes de doação
Em Camaquã são apenas duas chapas concorrendo à prefeitura no pleito de 2024, sendo uma encabeçada por Abner Dillmann (PSDB) e outra por Marcos Maranata (PP). Até a última atualização, as campanhas dos dois candidatos somadas já ultrapassaram R$ 460 mil em arrecadação, sendo cerca de R$ 320 mil do Abner e R$ 145 mil do Maranata.
Quem financia?
No Brasil, segundo o TSE, oficialmente há três formas de arrecadação para campanhas:
- Fundo Especial: popularmente conhecido por Fundão Eleitoral;
- Fundos Partidários: distribuído às siglas anualmente, pode ser utilizado tanto para financiamento de campanhas quanto para custear atividades rotineiras das legendas, como o pagamento de água, luz, aluguel e passagens aéreas, entre outros;
- Outros Recursos: doações de pessoas físicas; dos próprios candidatos e candidatas; doações de outros candidatos ou partidos políticos; comercialização de bens, serviços e promoção de eventos de arrecadação realizados pelo candidato ou partido; ou de rendimentos gerados a partir da aplicação de recursos;
Toda doação recebida deve ser registrada no TSE dentro do prazo de 72 horas. Além disso, os candidatos ainda podem arrecadar após a data de votação. Sendo assim, confira abaixo a arrecadação parcial de cada candidato:
Abner Dillmann (PSDB)
O candidato do PSDB tem como vice Luciano Cabeça, do mesmo partido, e conta com os partidos aliados: MDB, União Brasil, Republicanos e PSB.
Até a última atualização, sua campanha arrecadou R$ 322.000,00, sendo R$ 250 mil do Fundo Especial e R$ 72 mil de outros recursos.
Marcos Maranata (PP)
O candidato do Progressistas tem como vice Renato Nogueira, do PDT, e conta com os partidos aliados: PSD e Podemos.
Até a última atualização, sua campanha arrecadou R$ 145.350,05, sendo R$ 115 mil do Fundo Especial e R$ 30.350,05 de outros recursos.
Gastos de campanha
A maior porcentagem dos gastos das duas chapas se concentra em publicidade com materiais impressos:
- Abner Dillmann (PSDB): já gastou cerca de R$ 189 mil com material impresso;
- Marcos Maranata (PP) já gastou cerca de R$ 42 mil (56,9%) com material impresso;
Em redes sociais, com impulsão de conteúdos, o maior gasto é de Maranata, com R$ 2.800,00 (3,7%). A campanha de Abner gasta menos com as redes, tendo investido R$ 500,00 (0,2%).
Ao todo, Abner já gastou R$ 233.295,00 e Maranata R$ 74.121,50.
Todas as informações divulgadas são públicas e estão disponíveis no TSE.