PT reconhece Maduro como vencedor da eleição venezuelana e Lula caminha para fazer o mesmo: “nada de grave”
A legitimidade do processo eleitoral da Venezuela tem sido questionada por diversas democracias do mundo pela falta de transparência; Maduro já expulsou diplomatas de países que não reconhecem o resultado e pessoas já morreram protestando contra seu governo nesta semana


Ainda na noite de segunda-feira (29), por volta das 23h, a Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, presidida pela deputada federal Gleisi Hoffmann, emitiu uma nota reconhecendo o resultado da eleição venezuelana que declarou Nicolás Maduro presidente reeleito no país. A legitimidade do processo eleitoral da Venezuela tem sido questionada por diversas democracias do mundo pela falta de transparência.
Mesmo com as dúvidas lançadas, que chegaram a levar Maduro a expulsar do país ao menos sete diplomatas de países que questionaram sua reeleição, além de manifestações intensas que iniciaram por todo país, inclusive em bairros popularmente conhecidos por apoiar o chavismo, a nota do PT saúda o povo venezuelano pela “jornada importadora, democrática e sóbria”.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Na sequência da nota, é afirmado que o partido tem “certeza que o Conselho Nacional Eleitoral, que anunciou a vitória do presidente Nicolás Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receberem, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela”. Em seguida a nota (leia toda no final da matéria) fala sobre a importância de Maduro seguir dialogando com a oposição.
Os opositores do atual presidente venezuelano denunciam sua repressão e a falta de diálogo.
O que diz Lula?
Em entrevista à TV Centro América, filiada da Rede Globo no estado Mato Grosso, o presidente do Brasil afirmou que, em conversa com Maduro, o ex-chanceler Celso Amorim, assessor especial da Presidência enviado para acompanhar a votação, reforçou o pedido de cobrança de atas, e o governo só deverá se pronunciar após uma revisão interna. Lula ainda salienta que está convencido de que foi um processo “normal e tranquilo” e que “não tem nada de grave, nada de assustador”.
Leia a íntegra da nota do PT:
O PT sauda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada importadora, democrática e sóbria. Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que anunciou a vitória do presidente Nicolás Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receberem, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela. É importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida danos por sanções ilegais. O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa.
Executiva Nacional do PT