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19 de maio de 2025
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Presidente da Câmara de Camaquã participa do lançamento da Frente Parlamentar em defesa de um novo modelo de pedágio na Metade Sul

A frente parlamentar, presidida pelo deputado estadual Zé Nunes (PT), tem como objetivo pleitear por um novo modelo de concessão para os pedágios da Metade Sul do estado


Por Pablo Bierhals Publicado 18/02/2025
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Foto: Divulgação/Assessoria

O presidente da Câmara Municipal de Camaquã, João Pedro Grill (PSB), participou do lançamento da Frente Parlamentar em defesa de um novo modelo de pedágio no Polo Rodoviário de Pelotas. A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (18), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

A frente parlamentar, presidida pelo deputado estadual Zé Nunes (PT), tem como objetivo pleitear por um novo modelo de concessão para os pedágios da Metade Sul do estado. Com contrato até 2026, os pedágios da região são os mais caros em rodovia federa. A tarifa está R$ 19,60 para veículos de passeio.

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De acordo com João Pedro, que representou o Legislativo camaquense, essa é uma pauta fundamental para o desenvolvimento socioeconômico da região. “Já pagamos, no trecho entre Cristal, Pelotas e Rio Grande, o pedágio mais caro do Brasil e, ainda assim, convivemos com a falta de duplicação, uma obra que nem sequer foi 100% finalizada e nenhum recurso aportado da concessionária”, afirma.

Na visão do vereador, o debate deve ser amplo com a participação das comunidades afetadas. “O novo modelo de pedágio a partir do fim do contrato da Ecosul deve ser justo e coerência com a realidade de quem ficou por anos refém de um contrato abusivo”, conclui.

Pedágio entre Camaquã e Porto Alegre

Outro assunto que vem gerando debate é a expectativa de um novo pedágio na BR-116, entre Camaquã e Porto Alegre. O Governo Federal já apresentou parte do projeto de concessão.

De acordo com o colunista da GZH, Jocimar Farina, uma força-tarefa foi montada para garantir a realização do leilão em 2025. Para que o objetivo ser atingido, as respostas da consulta pública precisam ser publicadas até 4 de abril. Depois disso, o edital será enviado para revisão do Tribunal de Contas da União. 

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A publicação do edital é aguardada para o segundo semestre. Já o leilão é previsto para ocorrer em dezembro. 

Informações sobre pontos de cobrança e valores da tarifa ainda não são públicas.

Ainda de acordo com a coluna, a nova ponte do Guaíba também foi incluída na montagem do edital. O governo Lula, porém, indicou que pretende concluir as obras inacabadas antes de repassá-las para a iniciativa privada.

A expectativa é que os pedágios sejam eletrônicos.

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