Pelotas: saiba os nomes cotados para disputar a Prefeitura em 2024
Alguns nomes já conhecidos da política local e estadual estão entre os pré-candidatos para substituir Paula Mascarenhas em seu último mandato

As eleições municipais de 2024 vão se aproximando e a dúvida de quem serão os candidatos aumenta na população. Em Pelotas, alguns nomes conhecidos da política regional e até mesmo estadual já colocaram seus nomes à disposição para disputar o cargo maior da Prefeitura e chefiar o Executivo da maior cidade da Zona Sul do estado, substituindo a atual prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), no último ano de seu segundo mandato.
Fernando Marroni
Marroni já foi prefeito de Pelotas, deputado estadual, federal e em 2023 foi nomeado diretor-presidente da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A (Trensurb) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele é o pré-candidato a prefeito do Partido dos Trabalhadores. Na última vez que concorreu, em 2012, perdeu para Eduardo Leite (PSDB) no segundo turno.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Fernando Estima
Após a decisão do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) em seguir representando a região na Câmara dos Deputados, em Brasília, Fernando Estima, gerente de Planejamento e Desenvolvimento da Portos-RS deve ser o candidato dos tucanos na eleição de 2024, buscando continuar o governo de Paula Mascarenhas. O PSDB está no poder desde 2012 em Pelotas.

Fetter Jr
Nesta quinta-feira (13), o engenheiro e pecuarista Fetter Jr. (PP) também colocou seu nome à disposição para disputar o cargo de prefeito em Pelotas. O nome de sua família é conhecido na política do município. A pré-candidatura foi anunciada em uma reunião do diretório, na Câmara Municipal de Vereadores. Fetter Jr. foi prefeito por dois mandatos, antes da era PSDB.

O advogado Marciano Perondi também anunciou sua pré-candidatura pelo Partido Liberal. Além disso, os nomes dos vereadores Cauê Fuhro Souto (PV) e Jurandir Silva (PSOL), também são cotados.
Eleições de 2024
O calendário oficial das Eleições Municipais de 2024 pode ser consultado por qualquer pessoa no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Aprovado em fevereiro, o documento (Resolução nº 23.738/2024) apresenta prazos aos partidos políticos, às federações, às candidatas e aos candidatos, bem como aos mais de 153 milhões de eleitoras e eleitores das 5.569 cidades que vão às urnas escolher os representantes locais.
- As Eleições Municipais de 2024 ocorrerão em todo o país, excluindo-se o Distrito Federal e o arquipélago de Fernando de Noronha (PE).
- De 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
- Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
- O dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral, após o prazo de registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.
- O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro; já o 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitoras e eleitores em que a candidata ou o candidato mais votado à Prefeitura não tenha atingido a maioria absoluta, isto é, metade mais um dos votos válidos (excluídos brancos e nulos).
- A votação será aberta a partir das 8h, considerando-se o horário de Brasília, com encerramento às 17h.
- 19 de dezembro é o último dia para a diplomação de eleitas e eleitos.