Livro com cartas para Lula será lançado nesta terça-feira
No lançamento, as cartas serão lidas para Lula, por personalidades como Zélia Duncan, Maria Ribeiro, Cleo Pires, Monica Iozzi, dentre outros nomes
Nesta terça-feira, 31 de maio, a editora Boitempo lança em São Paulo o livro “Querido Lula”, que reúne 46 cartas, selecionadas pela historiadora Maud Chirio, além de um caderno de imagens com fotos de diferentes objetos enviados ao ex-presidente e um prefácio escrito pelo rapper Emicida. O evento acontece no teatro Tuca, na PUC-SP, a partir das 19h.
No lançamento, as cartas serão lidas para Lula, por personalidades como Zélia Duncan, Maria Ribeiro, Cleo Pires, Monica Iozzi, Celso Frateschi, Grace Passô, Erika Hilton, Deborah Duboc, Leandro Santos (Mussum Alive), Camila Pitanga, Denise Fraga, Cida Moreira, Tulipa Ruiz, Cassia Damasceno, Preta Ferreira, Clara Bastos e Ana Rodrigues, entre outros. Alguns missivistas estarão presentes e lerão as próprias cartas.
Carta como gesto de presença
“A partir de 2003, comecei a ver seu poder de transformação. Paulatinamente, vi a miséria no meu estado regredir, vi diminuir o número de pedintes nas ruas, vi o pobre ter acesso a curso superior (…) E vi que pra isso tudo, minha vida não tinha piorado. Pelo contrário, só melhorou. Daí que ainda não consigo compreender a raiva que a maioria das pessoas pertencentes a minha classe sente por conta de tais conquistas”, diz trecho de um carta endereçada a Lula, escrito por Ana Carolina, de Teresina, em 13 de abril de 2018.
A avaliação é que o período em que petista esteve encarcerado mudou para sempre a história pessoal de Lula e do Brasil. Ambas acabaram marcadas pela ascensão da extrema direita, com Jair Bolsonaro. Mas também pela solidariedade de milhares de brasileiro e pela a Vigília Lula Livre. Assim como pela luta nacional e internacional de juristas para reverter as condenações e denunciar a prisão política do agora favorito a vencer a eleição para a Presidência da República, como em 2018.