Material impresso é o principal gasto dos candidatos que disputam as eleições municipais
Os materiais impressos incluem principalmente cartazes, santinhos e panfletos
O maior gasto dos candidatos até agora nas campanhas para as eleições municipais deste ano no País se dá em publicidade por materiais impressos, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Foram R$ 174,5 milhões desembolsados nesse tipo de material até esta quinta-feira (22), cerca de 20% da despesa total de R$ 879 milhões de todas as campanhas neste pleito.
Os dados mostram que, em uma eleição com limite de gastos e em que as doações de empresas foram proibidas, os candidatos têm gastado mais com esse tipo de material do que com produção de programas de rádio, televisão ou vídeo, que somaram R$ 74 milhões em despesas. Com despesas de pessoal foram gastos R$ 80,4 milhões.
Os materiais impressos incluem principalmente cartazes, colas, santinhos e panfletos. Só em santinhos, que geralmente são distribuídos às vésperas da eleição, foram gastos cerca de R$ 38 milhões. Os dados das despesas fazem parte da prestação de contas dos candidatos, que é apresentada a cada 72 horas à Justiça Eleitoral. Os números, portanto, ainda podem mudar até o dia da eleição, em 2 de outubro.