Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2025

Rio Grande do Sul recebe doação de fuzis blindados e fuzis do Exército

Os veículos e armamentos foram recebidos nesta segunda-feira (17) e serão destinados às operações especiais da Brigada Militar (BM)


Por Kathrein Silva Publicado 17/03/2025
Ouvir: 00:00
Design sem nome
Foto: Vitor Rosa/

O Exército Brasileiro doou para o Governo do Rio Grande do Sul seis veículos blindados (Urutus) e 20 fuzis automáticos 7,62. Os veículos e armamentos foram recebidos nesta segunda-feira (17) e serão destinados às operações especiais da Brigada Militar (BM).

O governador Eduardo Leite exaltou a integração que tem sido reforçada desde a criação do Programa RS Seguro, que completou seis anos como a principal política pública de prevenção e repressão à criminalidade, bem como à promoção de ações sociais e educativas.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

As viaturas de grande porte, com blindagem e capacidade de avanço em terrenos difíceis, serão destinadas à BM para utilização das tropas de choque e operações especiais. Pela capacidade de movimentação e pelo nível de proteção que os veículos fornecem, os tanques também irão contribuir para reforçar operações em que sejam necessárias incursões na mata, travessia de cursos d’água e áreas alagadas, bem como deslocamentos em locais de difícil acesso.

Além dos veículos, a BM recebeu 20 fuzis 7.62 que serão destinados aos Batalhões Especializados de Choque (BPChq).

Para a condução dos blindados, foram capacitados 31 policiais militares. Ao todo, os militares estaduais cumpriram 72 horas de instruções teóricas e práticas para a condução de blindados. A capacitação amplia o quadro de condutores qualificados para os veículos especiais.