Bloqueadores de sinais passam a ser utilizados na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas
Conforme a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), ao todo 23 unidades prisionais gaúchas receberão esses equipamentos
O funcionamento de um sistema de bloqueadores de sinais de celulares e de wi-fi na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) e no Módulo de Segurança Máxima, localizado no pátio da unidade iniciaram nesta sexta-feira (29).
Conforme a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), ao todo 23 unidades prisionais gaúchas receberão esses equipamentos. Serão priorizados estabelecimentos de municípios em que, nos últimos meses, foi verificada maior ocorrência de crimes violentos letais intencionais, com base nos dados do programa RS Seguro. O valor total do contrato é de R$ 28 milhões.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Além de ser importante no combate a crimes violentos, a pasta destaca que a ferramenta tecnológica também dificulta os golpes cibernéticos, como extorsões por telefone. Antes de entrar em funcionamento, o sistema passou por uma série de testes. Na última semana, foi realizada a calibragem da intensidade das torres que emitem o sinal de bloqueio.