Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

25 de janeiro de 2025
  • CLIQUE AQUI (1)

Polícia Federal realiza operação contra grupo que falsificava diplomas em nome da UFRGS

Durante a operação, um dos investigados foi preso por uso de documento falso e exercício irregular das profissões na sua própria clínica de estética


Por João Victor Fagundes Publicado 29/06/2024
Ouvir: 00:00
opengodo
Foto: Divulgação PF

Na última sexta-feira (28), a Polícia Federal deflagrou a Operação Engodo, destinada a desmantelar um grupo criminoso que falsificava diplomas de mestrado e doutorado, utilizando indevidamente o nome da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A investigação revelou que, além dos diplomas falsificados em nome da UFRGS, o grupo oferecia a promessa de revalidação de diplomas obtidos em instituições estrangeiras, como na Venezuela, Colômbia, Equador e Estados Unidos. O grupo recrutava pessoas, principalmente servidores públicos que buscavam obter o adicional de qualificação, cobrando cerca de R$ 7.000,00 para falsificar os diplomas apresentados a entidades públicas municipais, estaduais e federais.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Durante a operação, policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, expedidos pela Justiça Federal. Um dos investigados foi preso em sua clínica de estética no bairro Farroupilha, com apoio dos Conselhos de Biomedicina e Odontologia, por uso de documento falso e exercício irregular de profissões.

A PF estima que o grupo tenha emitido mais de dois mil diplomas falsos de mestrado, doutorado, pós-graduação, especialização e cursos diversos. Se condenados, os envolvidos poderão responder, conforme suas responsabilidades, pelos crimes de exercício ilegal da profissão, uso de documento falso e associação criminosa.

  • CLIQUE AQUI (1)