Operação policial mira facções suspeitas de envolvimento em homicídios na zona norte de Porto Alegre

Troca de lado de uma mulher que atuava na liderança de um dos grupos rivais teria sido o gatilho para conflito violento


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 27/09/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Reprodução/Miguel Noronha

A Polícia Civil realizou na manhã desta quarta-feira (27), a Operação Vendetta. A ação volta ao combate contra o crime organizado é homicídios, ocorreru por meio da 5ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (5ªDPHPP/DHPP), em conjunto com a Brigada Militar na zona norte de Porto Alegre.

Aproximadamente 250 policiais civis e militares cumpriram 40 ordens judiciais, sendo 25 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão. O cumprimento dos mandados ocorreu em Porto Alegre, Gravataí, Viamão e Alvorada.

Segundo o diretor do DHPP, Delegado Mario Souza, o nome da operação Vendetta, que significa vingança, está no contexto da investigação que apurou a existência de um conflito entre traficantes na zona norte da capital:

“Uma mulher, que é uma das lideranças do crime organizado, trocou de lado no início de 2023 e deu início a um conflito com muitas mortes”, explicou Souza.

O Delegado ainda explica que foi um homicídio investigado no inquérito principal da Operação Vendetta, sendo 27 mortes decorrentes desse conflito e que continuam sendo investigados.

No decorrer da investigação foram presas 12 pessoas. Em uma dessas prisões, o criminoso foi preso em um shopping center em Porto Alegre, alguns meses após ter cometido o assassinato.

Segundo informações, a líder de uma facção que ingressou no lado rival já está presa, tendo a prisão ocorrido em 19 de julho deste ano:

“A tensão era tão grande que integrantes da facção traída compuseram uma canção prometendo a morte dessa mulher”, destacou o Delegado Queiroz.

O Delegado afirma que as investigações continuam na região contra as lideranças, que são os alvos principais das investigações e serão responsabilizadas.

DENÚNCIAS ANÔNIMAS

0800 642 0121

www.pc.rs.gov.br


Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.