MST é notificado sobre reintegração de posse em Tapes
Integrantes do MST foram notificados nesta manhã
O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) foi notificado na manhã desta sexta-feira sobre a reintegração de posse da área ocupada em Tapes, na região Central Sul do Estado. O oficial de justiça designado para entregar o mandado foi escoltado por quatro viaturas da Brigada Militar (BM). Durante a leitura do documento, que ocorreu no portão da propriedade, o servidor foi vaiado pelos manifestantes, que gritaram palavras de ordem.
A partir da notificação, o grupo do MST tem seis horas para deixar a propriedade. Caso a ordem não seja cumprida, a BM será notificada para realizar a reintegração de posse compulsória. A Justiça de Tapes concedeu liminar autorizando a reintegração na tarde dessa quinta-feira.
Por enquanto a movimentação é tranqüila no local. Nesta manhã, os integrantes do MST – cerca de 1,8 mil pessoas – trabalharam na ampliação dos acampamentos. O portão da fazenda estava aberto e observava-se a entrada de carros e caminhões. As famílias vêm de 14 acampamentos do MST no Estado e pretendem permanecer no local até que sejam realocadas para outros assentamentos ou que haja desocupação da Pinvest do local.
A ocupação foi motivada pela Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária, que ocorre às vésperas dos 19 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás. Em 17 de abril de 1996, 19 sem terra foram mortos em um confronto com a Polícia Militar do estado do Pará.