Locais suspeitos de maus-tratos contra animais domésticos são fiscalizados pela Polícia Civil
Ao todo, de acordo com as informações, seis tutores foram advertidos e notificados para regularizar e ajustar os locais de abrigo dos cães domésticos
Na sexta-feira (30), acompanhada de um veterinário do canil municipal, a Polícia Civil de Osório realizou a fiscalização de diversos locais supostamente envolvidos com a prática de crimes de maus-tratos contra animais domésticos no município localizado no Litoral Norte.
Segundo o Delegado João Henrique Gomes de Almeida, responsável pelos expedientes da Delegacia de Osório, a partir da criação do cartório Amigo dos Animais, diversas diligências fiscalizatórias e de inspeções estão sendo realizadas com maior frequência, visando inibir e reprimir a prática abusiva de maus-tratos contra animais domésticos, em Osório. A ação, que teve o apoio de médico veterinário do canil local, teve êxito em fiscalizar oito locais, sendo que na oportunidade nenhum animal doméstico em situação de maus-tratos foi recolhido, após avaliação preliminar do médico veterinário, o que demonstra que as fiscalizações constantes têm obtido sucesso.
Ao todo, de acordo com as informações, seis tutores foram advertidos e notificados para regularizar e ajustar os locais de abrigo dos cães domésticos, sob pena de responsabilização.
Ainda segundo o Delegado Gomes, a Lei 9.605/98 regula e tipifica as condutas criminosas contra a fauna e a flora, tendo penas que podem chegar a cinco anos de reclusão. “As ações vão ser intensificadas, visando orientar, advertir e reprimir os maus-tratos contra animais domésticos. O apoio e as denúncias da comunidade são relevantes para o enfrentamento das infrações penais locais”.