Pelotas comemora a Revolução Farroupilha e destaca a resiliência gaúcha
Evento celebrou a história e o espírito de luta do povo do Rio Grande do Sul
Na manhã de sexta-feira (20), ocorreu as celebrações da Revolução Farroupilha, a prefeita Paula Mascarenhas marcou presença no evento, destacando a resiliência e a união do povo gaúcho em seu discurso. O evento, realizado na avenida Bento Gonçalves e no Altar da Pátria, foi organizado em parceria entre a Prefeitura de Pelotas, a 26ª Região Tradicionalista e a Brigada Militar, e incluiu um tradicional desfile das forças de segurança e piquetes.
A programação começou às 9h com o hasteamento das bandeiras e o acendimento da pira. Em sua fala, Paula refletiu sobre os desafios recentes enfrentados pela cidade e pelo estado, como a maior enchente da história. “A história só faz sentido se a utilizarmos como um instrumento para construir o futuro. Mesmo diante das adversidades, nossa comunidade manteve a dignidade e a bravura, sem registrar perdas de vidas na enchente de maio de 2024,” destacou a prefeita, exaltando a força e a união dos gaúchos. Em seu último mandato, ela expressou orgulho em liderar Pelotas durante este período desafiador e agradeceu a confiança dos cidadãos.
O evento atraiu milhares de pessoas e contou com a participação da Banda da Brigada Militar, além de desfiles de tropas de segurança a pé e motorizadas, incluindo a presença especial de crianças. Os centros de tradições gaúchas (CTGs) foram protagonistas com o desfile de cavalarianos e carretas repletas de prendas e gaúchos. O encerramento da Semana Farroupilha de 2024 foi marcado pela extinção da pira, realizada pela patrona da celebração, professora Marta Santos Silva.
A cerimônia também teve a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas o tenente coronel Alexander Pereira Cardoso, comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul; o coordenador da 26ª Região Tradicionalista, Márcio Adir Soares; a secretária municipal de Segurança Pública, Cíntia Aires; o secretário municipal de Educação, Marcelo Aldado; o secretário municipal de Cultura, Paulo Pedroso; e o tenente-coronel Paulo Renato Scherdien, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar.