Equipamento na rede é instalado pela Corsan para evitar rompimentos e perdas de água em Camaquã
As equipes instalaram duas ventosas na tubulação localizada na ponte sobre o Arroio Duro
Equipes da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) instalaram duas ventosas na tubulação localizada na ponte sobre o Arroio Duro, na Avenida Cônego Luiz Walter Hanquet, em Camaquã. O equipamento vai auxiliar na retirada do excesso de ar acumulado na rede de água após uma interrupção de abastecimento. Desta forma, também serão evitados o rompimento da canalização e as perdas de água.
Segundo a companhia, a medida faz tem o intuito de reduzir as perdas de água tratada durante a distribuição, pois quando ocorre interrupção de abastecimento, o ar se prende na tubulação, o que pode causar quebra na rede durante o retorno do fluxo de água. As ventosas sugam o ar e evitam que isso aconteça.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
O Marco Legal do Saneamento estabelece que, até 2033, o índice perdido seja, no máximo, de 25%. Atualmente, na área abrangida pela Regional Sul da Corsan, que inclui o município de Camaquã, o percentual é de 38,8%, abaixo da média nacional, que é de 40%. Este índice representa mais de 7 mil piscinas olímpicas de água tratada desperdiçadas diariamente.