Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

30 de abril de 2025

Dmae restabelece mais de 40 quilômetros de redes de drenagem em Porto Alegre

A inundação de maio afetou, ao todo, 500 quilômetros de redes pluviais na capital


Por Pablo Bierhals Publicado 04/07/2024
Ouvir: 00:00
FOTO 180×720 – 2024-07-04T170315.910
Foto: Prefeitura de Porto Alegre

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) restabeleceu o funcionamento mais de 40 quilômetros de redes de drenagem e esgotamento nos bairros atingidos pela enchente nos útimos 40 dias. Desde o início dos trabalhos, em 20 de maio, quase 3 mil bocas- de-lobo e poços de visitas foram limpos.

A inundação afetou, ao todo, 500 quilômetros de redes pluviais em Porto Alegre. Os locais que passaram pela intervenção do Dmae estavam com assoreamento, causando impactos na drenagem das vias públicas. Foram limpos, ainda, 40 pontos de valas, valetas e paliteiros (grades que impedem que resíduos grandes, como sofás e pneus, entrem pela tubulação).

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

O trabalho mobiliza os caminhões combinados de hidrojateamento e sucção de alto vácuo, que permitem a aspiração de detritos maiores. A frota é aliada aos caminhões combinados de hidrojateamento e sucção, que aspiram detritos de pequeno diâmetro, como lama e areia. Também são realizadas limpezas manuais através de equipes atuando exclusivamente nas áreas inundadas. 

O departamento trabalha, ainda, na contratação por credenciamento de 20 hidrojatos combinados para aumentar a velocidade das ações.